As cozinhas invisíveis, também conhecidas como dark kitchens, foram impulsionadas no Brasil durante a pandemia e o distanciamento social, já que o formato de negócio é focado 100% no delivery. Com isso, muitas marcas que atuam no segmento de Food Service viram neste nicho de mercado uma oportunidade de crescimento. Este é o caso do Divino Fogão, que lançou, em 2020, um modelo destinado às entregas em domicílio, em parceria com empresários que operam empresas de alimentação. Com expansão nacional, a rede com 199 pontos de venda, sendo três restaurantes em Belém (PA), prevê a implantação de três cozinhas invisíveis na cidade até o final de 2022.
O projeto de dark kitchen do Divino Fogão funciona no formato de licenciamento de marca, desenvolvido em parceria com a Guersola Consultoria, e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de alimentação. Com investimento inicial de R$ 17,5 mil – destinado à compra de insumos para produção, uso de marca, embalagem, marketing e treinamento -, é possível se tornar um licenciado da rede e atuar por meio da dark kitchen. Entre as vantagens estão o aproveitamento do tempo ocioso de cozinhas em restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias e bares, além de toda a capacitação e treinamento oferecidos pelo Divino Fogão. Com a implantação do modelo, o licenciado pode contar com um faturamento médio mensal de R$ 20 mil.
“Durante a pandemia, vimos uma brecha para ampliar a atuação da rede via delivery. Era um plano que já estava em andamento, mas com o fechamento do comércio, enxergando a necessidade de oferecer aos clientes uma opção de receber as nossas receitas em casa, agilizamos o projeto. A dark kitchen foi ideal para unir o propósito de levar os pratos saborosos e fresquinhos do Divino Fogão até o consumidor e trabalhar em conjunto com empresários que atuam em determinadas regiões com seus próprios negócios de alimentação. Nós acreditamos que essa é uma tendência que veio para ficar e agregar ainda mais ao mercado, principalmente, para operações que atuam dentro de shopping centers. Assim, conseguimos aumentar a presença da marca em cidades onde não há operações nas praças de alimentação”, explica Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão.
Segundo dados da Pesquisa Setorial de Food Service 2022 da ABF, em parceria com a Galunion, consultoria do setor, 30% dos respondentes já possuem operação virtual, como dark kitchens, sendo 84% localizadas em estabelecimentos já existentes. Os participantes desta edição indicaram que as operações de delivery e take away ainda serão oportunidades para 2022. Além disso, de acordo com a Pesquisa de Desempenho do Franchising da ABF de 2021, o segmento de franquias de Alimentação faturou R$ 43,825 bilhões, 7% a mais do que em 2020, confirmando uma trajetória de recuperação. O número de unidades cresceu 7% também, chegando a mais de 37 mil, em linha com a retomada da expansão das franquias no geral registrado no ano passado. O número de redes teve uma variação positiva de 10%, ultrapassando as 800 marcas. Já no 1º trimestre de 2022, o crescimento do segmento em faturamento chegou a 8,5%.