A Barbearia VIP, rede de franquias de centros de estética masculina, lança ao mercado uma plataforma que une visagismo e inteligência artificial com foco em personalizar e beneficiar a beleza dos rostos dos seus clientes. Com tecnologia buscada diretamente no Vale do Silício, a tecnologia é nova no Brasil, e por meio dela é possível mapear os traços da face, identificar a textura da pele, o tipo de fio do cabelo e da barba, entre outros detalhes. Com base nessas informações, a IA do app mostra como o cliente ficará com determinado corte de cabelo e barba e indica as melhores opções para ele, ou seja, literalmente é possível saber como ficará o corte antes do serviço ser realizado. Por meio da disruptividade da inovação, a rede planeja obter um crescimento de 45% em 2024. Hoje, a Barbearia VIP fatura R$ 20 milhões e já possui crescimento de 30% a cada ano.
“Pense que as futuras gerações não irão entender como cortávamos o cabelo no passado sem saber como iria ficar antes de cortá-lo. Para eles será normal primeiro ver em um aplicativo como ficará um determinado corte e só depois fazer o serviço. O que estamos fazendo é algo disruptivo. Temos certeza de que logo essa será a mais nova tendência entre as barbearias e salões masculinos. Muito mais do que uma empresa, estamos nos tornando pioneiros em criar e levar tendências ao mercado”, comenta Victor Conceição, CEO da Barbearia VIP.
Não é a primeira vez que a Barbearia VIP modifica o “modus operandi” das barbearias brasileiras. Em 2008, a marca foi uma das pioneiras em trazer um novo conceito ao setor que era até então tão tradicional. Com foco em fidelizar o cliente por meio da experiência do consumidor, a rede transformou o seu modelo de negócio em um centro de confraternização, instalando um open bar totalmente gratuito, mesas de sinuca, fliperamas, café e água gratuitos, entre outros itens. Tudo isso em um ambiente descolado, no qual as pessoas possam se sentir à vontade, se encontrar, conversar e também cuidar da própria beleza. Logo, outras pessoas se interessaram em lucrar com o negócio e assim a Barbearia VIP inaugurou o seu modelo de franquia.
Franquia
Após viabilizar e aprimorar o seu negócio para o mercado, em 2013, a Barbearia VIP entrou para o franchising. Na prática, o investidor não precisa ter tido experiências anteriores no setor de barbearia ou estética, pois além de contar com um suporte especializado em tirar dúvidas, a rede também realiza periodicamente treinamentos com os seus funcionários e franqueados, que possuem o objetivo de manter o padrão de qualidade da marca. Além disso, a rede trabalha também com outros serviços, como massagens, depilação, criação e remoção de tatuagens e podologia.
“Em geral, os nossos franqueados se apaixonam pelo negócio, pois há um enorme leque de serviços e artifícios para fidelizar os clientes a longo prazo.” Sempre buscamos acompanhar as tendências de mercado e também criar novas tendências. Esse perfil inovador contribui para o nosso crescimento e para nos tornarmos um ponto de referência onde quer que as nossas lojas estejam. O que desejamos oferecer aos nossos franqueados é essa estrutura para que, com isso, eles também possam melhorar de vida”, conclui Conceição.
A expectativa da rede é fechar o ano de 2024 com um faturamento de R$ 22 milhões e concluí-lo com 50 unidades. O investimento inicial para uma franquia da Barbearia VIP é a partir de R$ 280 mil, com prazo médio de retorno de 24 meses e faturamento médio mensal de R$ 100 mil.