Balcão Urbano lança Vending Machine de rosas da Giuliana Flores

As primeiras máquinas estão instaladas no aeroporto de Guarulhos, mas ao todo serão 15 equipamentos em pontos estratégicos de São Paulo, como aeroportos, teatros e pavilhões em eventos

A Balcão Urbano, rede de microfranquias de vending machines especializada no desenvolvimento de projetos personalizados para o varejo e indústria, acaba de lançar, em parceria com a Giuliana Flores, uma vending machine exclusiva, que vai automatizar a venda de rosas encantadas de várias tonalidades. São flores exclusivas que duram até três anos e custam R$ 49,90. As duas primeiras machines estão instaladas na área de desembarque 2 e 3, do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

“As máquinas de venda de produtos são comuns nas grandes cidades. A pessoa que está saindo do trabalho ou a caminho de qualquer compromisso poderá adquirir um presente criativo e especial sem a necessidade de se deslocar até uma loja. Essa é a facilidade que pretendemos proporcionar aos nossos clientes”, afirma Clóvis Souza, CEO e fundador da Giuliana Flores.

De acordo com Marcel Magalhães, diretor de expansão da Balcão Urbano, essa nova parceria com a Giuliana Flores é mais uma inovação no mercado de Vending Machine. “Aqui no Brasil, esse modelo de venda autônoma é mais comum quando pensamos em snacks, bebidas e café. E a proposta da Balcão Urbano é desenvolver novos negócios para companhias que querem expandir os pontos de venda”, explica.

Para atingir o objetivo, a franquia está selecionando novos pontos para instalação das máquinas. De acordo com Magalhães, além de fazer um negócio como a Giuliana Flores crescer, o modelo de negócio da Balcão Urbano é oferecer uma nova fonte de renda para outros negócios.

“A gente enxerga que nosso modelo de negócio é um ganha-ganha para varejo e indústria. No caso da Giuliana Flores, ela aumenta seus pontos de venda, oferecendo conveniência aos clientes. O ponto de venda, que pode ser um hospital ou uma outra franquia de hotéis, por exemplo, consegue ter uma renda extra para o negócio, utilizando um pequeno espaço do negócio. Todos saem ganhando”, revela Magalhães.

Crescimento Acelerado

Esse modelo de negócios deu tão certo que a franquia cresceu 55% em 2023, fechando o ano com 141 franquias vendidas em todas as regiões do país.

Entre as grandes marcas que já apostaram no modelo de negócio estão: AMBEV, Chocolix, Nutty Bavarian, KidsZone, Ipanema, Fruki Bebidas, entre outras.

Modelo de negócio seguro

A instabilidade econômica no Brasil fez aumentar a cautela no empreendedorismo, cenário que impulsiona a busca por franquias, principalmente de baixo custo, significando menor risco. Segundo dados da ABF, a mortalidade de franquias é de 5% em 24 meses, prazo médio de retorno, enquanto que em negócios próprios de pequeno porte, a mortalidade aumenta para 17%, segundo estudo de 2020 do Sebrae.

Além de todos os itens que tornam as franquias mais seguras, o modelo da Balcão Urbano possui alguns outros fatores importantes para o sucesso do negócio.

Baixo custo operacional: As vending machines requerem pouca mão de obra e podem funcionar 24 horas por dia, reduzindo os custos operacionais.

Conveniência: As máquinas estão disponíveis em locais estratégicos, como estações de metrô, aeroportos, shopping centers e empresas, proporcionando conveniência aos consumidores que desejam comprar produtos rapidamente.

Diversidade de produtos: O mercado de vending machines abrange uma ampla gama de produtos, desde alimentos e bebidas até itens de uso diário, como produtos de higiene pessoal, eletrônicos e até mesmo obras de arte.

Personalização: Com o uso de tecnologia avançada, as vending machines podem oferecer experiências de compra personalizadas, recomendando produtos com base nas preferências do cliente e coletando dados para análise de mercado.

Expansão global: O mercado de vending machines tem experimentado um crescimento significativo em todo o mundo, com expansão para novos mercados e países.