Automação cresce nas franquias e chega ao setor de saúde e beleza, que já tem salão sem recepção e totem de autoatendimento para venda de suplemento alimentar

Cada segmento vê na automação uma série de benefícios, que vai da compensação da ausência de mão de obra ao menor investimento no negócio

Já faz tempo que as clientes da Blow – Escova Inteligente, uma rede de franquias de salões de beleza especializada em escovar os cabelos, utiliza o aplicativo da marca para agendar horários para realizar os serviços desejados. Há alguns meses, entretanto, elas conseguem, também, chegar no salão, realizar o check-in, o check-out e já deixar a próxima data de visita marcada sem que uma recepcionista as atenda: a rede é pioneira na automatização da recepção dos salões, do agendamento ao pagamento.

Essa recepção 100% automatizada, com totens de agendamento e pagamento que a cliente utiliza sem complicação, é a proposta do novo modelo Smart da Blow. O conceito, amplamente adotado pelo food service, chega ao setor de Beleza como uma novidade, com tecnologia própria da franqueadora. “Nossas clientes estão bastante acostumadas com o uso do aplicativo da Blow, pelo qual fazem agendamentos e obtêm informações sobre profissionais e serviços. Agora, elas terão mais tecnologia envolvida, com o autotendimento”, diz Rômulo Figurelli, CEO da Blow.

A criação do modelo Smart foi pensado não apenas para dar modernidade à franquia – mas para aumentar sua rentabilidade: com a automatização da recepção, reduz-se o custo operacional e a lucratividade aumenta 30%. “Já estamos observando esse número nas primeiras operações instaladas e sabemos que ele se repetirá nas demais, dentro desse modelo”, prevê Figurelli.

O modelo Smart é o lançamento da Blow – Escova Inteligente com o qual a marca pretende chegar a 100 unidades até o final de 2026. Ele foi projetado para operar em espaços compactos, de até 50m², em pontos de alto fluxo de clientes, como shoppings, strip-centers e galerias comerciais. A estrutura otimizada prevê seis posições de atendimento e uma equipe reduzida, composta por seis profissionais escovistas e apenas uma gerente. Numa Blow Smart investem-se R$ 295 mil.

Microfranquias também apostam na automação

A Dr. Shape – rede brasileira de franquias de suplementos alimentares, com 70 lojas físicas em 20 estados brasileiros – também está lançando sua microfranquia autônoma.

A marca formatou a microfranquia a partir da criação de totens de autoatendimento disponíveis para locais de acesso controlado, que serão instalados e administrados pelo franqueado. Academias de ginástica, clubes, condomínios residenciais e empresariais, lanchonetes de universidades e outros pontos são locais onde os totens poderão ser instalados. O cliente escolhe o suplemento, paga com seu cartão ou celular e o retira no totem. Ao franqueado, caberá captar o local para instalação do totem e a reposição dos produtos. “A microfranquia funciona como um mercado autônomo, mas de forma mais simples, porque a quantidade de itens é menor e mais fácil de administrar”, comenta Kalaes.

Ele diz que a novidade acaba de ser lançada e já há cadastros de franqueados de mercados autônomos interessados em também implantar a nova franquia da Dr. Shape. “Esses franqueados já têm acesso aos pontos de venda e implantar um totem compacto como o nosso é fácil. Então, para eles, diversificar os negócios é bem interessante”, pondera.

Numa microfranquia da Dr. Shape investem-se R$ 89,7 mil, já com a taxa de franquia e três totens incluídos. Cada totem extra custará ao franqueado R$ 20 mil, com estoque e taxa de franquia. Todos eles dispõem de câmera de segurança e uma tecnologia extra: inteligência artificial para interatividade com o cliente, 24 horas por dia. “O diferencial da Dr. Shape sempre foi a prestação de serviços. Nossas lojas são reconhecidas por oferecer um atendimento primoroso aos clientes, com vendedores capacitados para realizar vendas técnicas. Para os totens, treinamos uma IA capaz de interagir e esclarecer dúvidas sobre os suplementos oferecidos, de forma a aproximar os clientes de nosso objetivo, que é a fidelização”, explica o diretor.

Com a microfranquia, já disponível também para os atuais franqueados da marca, a Dr. Shape pretende atingir novos 100 pontos de venda até o final de 2026. “A ideia é sermos bem competitivos em preços de produtos. Todos os suplementos e vitaminas que oferecemos têm origem garantida, o que traz segurança ao consumidor. Além disso, contamos com três linhas exclusivas, com as marcas Dr. Shape, Iconic Nutrition e The One Nutrition, de altíssima qualidade. Nossos franqueados contam com uma marca forte, com quase 25 anos de mercado, e capaz de prestar todo o suporte. Agora, com uma opção também de microfranquia”, finaliza Felipe Kalaes.