A busca por serviços estéticos e o autocuidado masculino, especialmente entre homens mais jovens, abre portas para um segmento promissor do mercado de cuidados pessoais. A frente da fila, famosos que se cuidam orgulham-se de ser chamados metrossexuais. Nomes como David Beckham, Cristiano Ronaldo e Cauã Reymond, sem esforço, incentivam outros homens nesses cuidados. A Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC-Spas), aponta que entre os serviços mais utilizados por esse público estão a depilação e a limpeza de pele.
Na Dr. Laser, rede de estética avançada, não seria diferente. Nos últimos cinco anos, a rede viu aumentar de 3% para 10% os clientes do sexo masculino que procuram, em sua maioria, justamente a depilação a laser, sobretudo na região da barba. Isso se deve a alguns fatores essenciais, como aponta Ana Martins, coordenadora da rede Dr. Laser: “Por conta da frequência com que os homens precisam fazer a barba utilizando giletes e barbeadores, levando à ocorrência de possíveis irritações, inflamações e até mesmo pequenas lesões, parte do público masculino quer acabar de vez com os pelos do rosto e se livrar destes desconfortos”, explica Ana Martins, coordenadora da rede Dr. Laser.
Além da depilação a laser, os peelings faciais também estão no ranking de procedimentos queridinhos deles, pois muitos homens adultos ainda sofrem com acne, oleosidade e manchas. O peeling realizado na região do rosto é eficaz no controle da oleosidade, no tratamento dos poros dilatados, evitando e amenizando as marcas causadas pela acne, além do clareamento das manchas faciais. A Dr. Laser oferece peelings mecânicos, químicos e a laser, através de protocolos inovadores e exclusivos para os mais diversos tratamentos.
Na Sóbrancelhas, rede de franquias em estética facial, o público masculino já corresponde a 10% dos clientes. “Os homens buscam nossas unidades para serviços universais, como limpeza de pele, mas também para serviços exclusivos para eles, tonalização de barba”, explica Luzia Costa, empresária criadora da Sóbrancelhas.
A tonalização de barba e bigode é um dos serviços que vem crescendo entre o público. Indicado para quem apresenta fios claros ou brancos ou pinta os cabelos e quer igualar a tonalidade entre cabelos e pelos faciais. “Nossa técnica utiliza produtos de linha própria e livres de amônia, que colore os fios sem agredi-los”, comenta Luzia.
O cuidado dos homens com a pele também é refletido no fato deles apostarem cada vez mais em skincare. Uma pesquisa divulgada este ano pela Ipsos apontou que preocupações com a pele são o grande motivo que levou os homens a se interessarem mais por cosméticos nos últimos anos, fazendo com que o Brasil responda hoje por 13% do mercado global de cosméticos para o sexo masculino.
De acordo com a consultoria Research & Markets, o segmento de cosméticos e produtos de beleza voltado para homens atingiu US$69 bilhões em 2020, e deve seguir em pleno crescimento, levando a previsão de que o setor movimente US$78,6 bilhões em 2024.