O Grupo ATW Delivery Brands foi criado com a premissa de ser a maior holding de dark kitchens do mundo, para isso, os sócios passaram a vivenciar o mercado de franchising para entender o que era necessário para construir uma marca com baixo valor de investimento e alta lucratividade. Após 3 anos estudando, foi a hora de colocar em prática, criando o N1 Chicken.
Em outubro de 2017, a unidade piloto da marca foi inaugurada, em Vitória, no Espírito Santo. E nesse meio tempo, outras marcas foram criadas e testadas, como a Gringo Wing’s Planet e Julius Doggs. “Nossa prioridade é dar suporte e meios para que os franqueados tenham a melhor método de trabalho com o delivery e o dark kitchen, atuando com um modelo de negócio enxuto e inovador. Por isso, passamos um ano testando cada modelo de negócio”, comenta Rafael Matos, sócio fundador do grupo.
A Associação Brasileira de Franchising – ABF – em parceria com a consultoria Galunion, realizou em agosto do ano passado uma edição especial da Pesquisa de Food Service. Esse estudo mostrou que o delivery dobrou sua participação no faturamento das redes de franquias de alimentação, passando de 18% para 36%. Dentre os diversos motivos pelo destaque do delivery, outro ponto mostrado é o crescimento das cozinhas virtuais, as Dark Kitchens.
O levantamento aponta que 45% dos entrevistados acreditam que esse segmento seja a principal alternativa para expansão. A modalidade que apareceu timidamente no país, se destacou durante o período de isolamento social. Hoje o ATW é responsável pela administração de mais de 500 franquias de dark kitchens (incluindo Brasil, Portugal e México).
O N1 Chicken foi a primeira marca do grupo a ganhar destaque no franchising. Marca brasileira, mesmo com a nomeação em inglês, a rede se apoia em três pilares: criatividade, colaboração e simplicidade. Como o próprio nome diz, seu carro chefe é a produção de frango frito crocante, que é preparado com tempero secreto. Já Gringo Wing’s Planet é focada no delivery de deliciosas wings – asinhas de frango – com molhos apetitosos e alucinantes.
E a novidade, Julius Doggs, nasceu do desejo de criar um hot dog diferenciado, saboroso e com valor acessível. Toda a identidade visual da marca possui influências no estilo urbano e vintage sempre bem colorido. “Passamos um ano testando as combinações até chegar no equilíbrio perfeito. Nosso tempero é tão secreto que apenas dois dos cinco sócios possuem a receita”, comenta.
O valor de investimento total nas redes do grupo é de R$ 159 mil o projeto completo de uma cozinha com três franquias (N1 Chicken + Gringo + Julius Doggs), o faturamento médio é de R$ 150 mil, com uma lucratividade de 20% e o prazo de retorno estimado de 9 a 16 meses. Para o empresário o conceito dark kitchen é vantajoso por diversos motivos.
“Quando uma empresa é direcionada exclusivamente para o delivery, é possível aumentar a produtividade da equipe e os resultados, pois não há foco em atendimento local, e isso também reduz custos no investimento inicial e operacional, por exemplo. Além disso, também há a possibilidade de se trabalhar mais de uma franquia na mesma cozinha”, pontua.
O ATW Delivery Brands possui parcerias com Aryzta, Pagseguro, Coca Cola, Unilever, iFood, BRF, PicPay e GoodPack, que mostram a seriedade e o cuidado com o franqueado e o público. Para esse ano, a expectativa é de comercializar mais de 200 cozinhas com 3 franquias cada e inaugurar mais de 700 franquias.