Aramis conquista ‘Selo Ouro’ do GHG Protocol e avança em meta de 100% de rastreabilidade da cadeia produtiva

Com inventário de emissões de gases de efeito estufa validado e a iniciativa "Do Campo ao Cabide", marca reforça compromisso com a gestão climática e a transparência na moda

A Aramis Inc. conquistou o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, marco que reconhece a qualidade e a transparência de seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Este reconhecimento chega em um momento em que a companhia também avança em sua ambiciosa iniciativa que segue o conceito “Do campo ao cabide”, que busca a rastreabilidade total de sua cadeia produtiva e demonstra uma abordagem 360º em sua estratégia ESG.

Reconhecimento do GHG Protocol representa um marco na gestão climática

A certificação, coordenada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV), valida a robustez do Inventário de Emissões de GEE 2024 da Aramis.

O documento, desenvolvido em parceria com a consultoria Arca Sustentabilidade e auditado por uma terceira parte credenciada pelo Inmetro, foi publicado no Registro Público de Emissões, garantindo total transparência.

“Essa conquista demonstra o quanto a sustentabilidade é um dos pilares transversais da nossa evolução. Construir um inventário robusto, auditado e validado por um programa de referência internacional como o GHG Protocol é um passo fundamental para que possamos avançar com responsabilidade em nossa estratégia climática”, afirma Richard Stad, CEO da Aramis Inc.

Do campo ao cabide: a aposta na transparência da cadeia de valor

A estratégia climática da empresa é complementada por um forte compromisso com a transparência em sua cadeia de fornecedores. A iniciativa “Do campo ao cabide” — abordagem que se estendeu às principais representações da indústria têxtil nacional desde o início de 2024 — tem como meta alcançar 100% de rastreabilidade da cadeia produtiva até 2026.

Atualmente, a empresa já possui 84% de suas matérias-primas rastreáveis até a fiação e 57% de suas peças são confeccionadas com materiais de menor impacto. Essa frente de trabalho também tem reconhecimento externo, com a Aramis se mantendo consistentemente entre as dez marcas de moda mais transparentes do Brasil, segundo o Índice de Transparência da Moda (ITMB).

Uma jornada de 30 anos com foco no futuro

Os movimentos estratégicos na agenda ESG fazem parte de um ano marcante para a Aramis, que celebra seu 30º aniversário em 2025. A companhia tem utilizado a data não para focar no passado, mas para anunciar uma série de iniciativas que constroem as bases para o futuro, como a expansão de seu modelo “House of Brands” — exemplificada pelo recente lançamento da marca infantil Aramis Next — e a consolidação como uma “Fashion-tech”, materializada na implementação de provadores virtuais com Inteligência Artificial em suas lojas.

Ao atacar simultaneamente a gestão de suas emissões internas e a transparência de sua cadeia de suprimentos externa, a Aramis Inc. estabelece um novo padrão de liderança em sustentabilidade no setor de moda brasileiro, provando que é possível aliar crescimento de negócio com responsabilidade socioambiental.