Apurando o olhar: como antecipar tendências se tornou a chave para impulsionar os negócios

Sestini, referência em malas, bolsas, mochilas e acessórios é uma das marcas que apostam no mapeamento do comportamento do consumidor

Segundo informações divulgadas pela consultoria McKinsey, o ganho financeiro das empresas preparadas para o futuro é de 33% a mais do que as que deixam de implementar práticas de mapeamento de tendências, o que representa um crescimento 200% maior do que as marcas que não apostam nessa estratégia. Para a WGSN, referência em antecipação do comportamento do consumidor, a tendência é uma habilidade de prever de forma ativa o que está por vir no amanhã. Trata-se de um conceito que nasce de elementos diferentes, mas que se convergem no final.

Já do ponto de vista da Tatiana Mizutani, coordenadora de Produtos da Sestini, rede que atua há 30 anos no segmento de malas, bolsas, mochilas e acessórios, a antecipação do consumo surge a partir de mudanças de hábitos sociais, e consequentemente, das novas demandas que despontam no mercado. “Nosso papel enquanto marca é o de se manter atentos ao movimento e criar soluções inovadoras para essas transformações, sempre mantendo o consumidor no centro das ações”, afirma.

A partir dessa mentalidade, a especialista comenta sobre o caráter multifacetário de uma tendência. “Na prática, essa antecipação pode ser traduzida na influência sobre comportamentos, estilos e preferências. Como uma forma de incentivar grupos sociais a adotarem certas ideias. Ou seja, remete ao pioneirismo, a uma liderança de uma marca sobre determinado setor. Por outro lado, pode ser um tiro no pé se não estiver alinhada com a essência do negócio e público-alvo. As tendências são atemporais. Elas podem ser revisitadas a qualquer momento ou simplesmente serem adaptadas e então criarem uma outra inovação. É fundamental não somente saber identificá-las, mas como e quando aplicá-las”, aponta.

Dentro da Sestini, a primeira estratégia utilizada para identificar uma tendência é se nutrir de boas fontes. “Mantemos uma rotina de acompanhar os conteúdos de consultorias especializadas em tendências. Portais de Tendências como Fashion Snoops são ótimas bases”, revela. Outro elemento destacado por Tatiana são as redes sociais e os influenciadores. “Esses espaços digitais são excelentes termômetros para ficar por dentro das novidades, além de ajudarem a captar sinais de preferências de consumo. Aqui, uma dica é monitorar as preferências e comportamentos das discussões e trends”, pontua.

A coordenadora ainda destaca a importância de feiras e exposições. “Nesses momentos é possível conhecer soluções antes que elas cheguem às massas. Então, além do networking, estar presente em iniciativas offline proporciona acesso às novidades em primeira mão, abrindo caminho para que novas ideias surjam e fortalecendo a visão inovadora do negócio”, explica. A análise das vendas também é um ponto levantado pela executiva. “As curvas de vendas são fortes indicativos da aceitação dos produtos ou serviços. Portanto, acompanhar as transações de perto é essencial para identificar o que está ganhando espaço entre os consumidores, permitindo ajustes estratégicos”, esclarece a especialista.

O feedback também faz parte da lista de estratégias de Tatiana para a antecipação de uma tendência. “As avaliações da equipe comercial e dos próprios consumidores são valiosas para entender as melhores decisões, acertos e erros do empreendimento. Essa troca é capaz de gerar insights práticos sobre as preferências e necessidades dos clientes, permitindo ajustes no que já está em andamento e a priorização do que está por vir”.

Por fim, a coordenadora ressalta a importância da agilidade. “Algumas inovações são mais previsíveis e podem ser identificadas com maior antecedência. Já outras, por conta da rapidez do mundo digital onde muitos fenômenos acabam viralizando de forma inesperada, é preciso uma adaptação ágil”, finaliza Mizutani.