Aposta para 2019, setor de Turismo cresce 8,8% no mercado de franchising

O Turismo é considerado um grande aliado para o desenvolvimento econômico nacional para o próximo ano, com a chegada do novo presidente, as expectativas para o desenvolvimento turístico no país são altas.

Segundo os especialistas, para os negócios do setor a migração para mobile já é uma realidade, como prova disso, os aplicativos e sites de companhias aéreas e hotelarias além de franquias e redes de turismo são cada vez mais utilizados por viajantes frequentes.

Isso é um reflexo dos consumidores que buscam processos cada vez mais fluidos e menos burocráticos durante suas pesquisas e reservas. Com isso, as empresas estão se adaptando para atender melhor o usuário.

Para Claudia Del Valle, diretora executiva da Ahoba Viagens – agência e operadora de turismo, que já está no franchising desde 2015, possui mais de 200 franqueados e milhares de pacotes turísticos comercializados –, estar conectado é essencial para os negócios.

“Uma das grandes vantagens de ser ter uma agência de viagens online é justamente o fato de se conectar rapidamente com o cliente, além do fato de que na Ahoba Viagens, por exemplo, o franqueado pode realizar as suas vendas de qualquer lugar ou horário, já que o portal é totalmente responsivo”, comenta.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising, um dos segmentos que segue em constante crescimento é o de Hotelaria e Turismo, que no terceiro trimestre deste ano cresceu 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo Claudia, este crescimento se deve ao fato de que as pessoas estão preferindo viajar do que adquirir bens materiais. Em número de unidades, em 2018 a Ahoba teve uma expansão de 10%.

Hoje, o setor de turismo representa 10,4% do PIB mundial e movimenta mais de US$ 8,3 trilhões e o Brasil é número um do mundo em recursos naturais, pode gerar mais de 2 milhões de empregos nos próximos 4 anos inserindo 40 milhões de brasileiros no mercado de trabalho. 

Para Claudia, no próximo ano, as empresas terão de estar cada vez mais conectas e precisarão explorar alternativas para acabar com a sazonalidade na região para o crescimento do setor. “Uma das grandes vantagens do segmento é que independente do câmbio ou da época do ano, sua rede de relacionamento sempre estará viajando para algum lugar. O passageiro pode mudar o destino de internacional para nacional, mas não vai cancelar as férias”, finaliza.