O mercado de microfranquias – franquias com investimento até R$ 135 mil – é um dos que mais cresce no Brasil e vem se tornando tendência, não somente pela possibilidade de ter o próprio negócio que solicita um investimento menor, mas também apostar em uma franquia que terá um retorno financeiro atrativo e ainda receber o mesmo suporte de uma franquia maior.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o volume de microfranquias cresceu 87% entre 2021 e maio de 2023, passando de 322 para 604 marcas. Hoje o modelo representa 44% do total de marcas franqueadas.
Ainda segundo a Associação, os segmentos que concentram maior número de microfranquias são: Serviços e Outros Negócios (55%); Saúde, Beleza e Bem-Estar (10%); Casa e Construção (10%). Já em relação ao formato de operação, 80% das operações de microfranquias são no formato loja; 14% home office, e 5% são quiosques.
É o caso da Velox Soluções Financeiras – franquia com atuação no mercado empréstimos consignados, empréstimos em geral, financiamentos, consórcios, abertura de conta, capital de giro, financiamentos e seguros – que acaba de dar um start na expansão por meio do franchising e aposta que seu modelo home office terá maior procura de novos investidores neste primeiro ano de franquia, por acreditar ser um formato muito assertivo para incentivar o empreendedorismo nacional.
“A Velox nasceu em 2017 na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, lugar considerado o berço das redes de franquias. Iniciamos nossa expansão através do sistema de licenciamento, onde atingimos a marca de mais de 900 unidades nesse formato. Após esse período, com a empresa consolidada e com o histórico de empreendedores obtendo excelentes resultados, neste ano tomamos a decisão de expandir através do franchising, onde já temos três unidades franqueadas”, detalha Mário Sérgio, CEO e fundador da Velox.
Modelo de negócio
A Velox conta com dois modelos de negócio, sendo o home office e o store (loja física), ambos se enquadram nos valores de microfranquias:
Home Office – possui investimento inicial a partir de R$ 19.900 (incluso taxa de franquia de R$ 14.900, investimento de instalação a partir de R$ 3 mil e capital de giro a partir de R$ 2 mil). O faturamento bruto médio mensal é de R$ 120 mil, com lucro líquido de 10% e prazo de retorno entre 3 e 6 meses. No home não possui necessidade de contratar funcionários.
Store – requer um espaço mínimo de 30m², além da contratação de dois funcionários. O investimento inicial é a partir de R$ 74.900 (incluso taxa de franquia de R$ 24.900, taxa de instalação a partir de R$ 20 mil e capital de giro de R$ 30 mil). O faturamento bruto médio mensal é entre R$ 280 mil a R$ 340 mil, com lucro líquido de 6% a 10% e prazo de retorno entre 12 e 18 meses.
A demanda de brasileiros precisando de produtos financeiros é o que faz esse mercado ser tão vantajoso para empreender. Somente a Velox possui mais de 180 produtos, tendo como carro-chefe o crédito consignado para servidores do estado, do município e federal, além de consórcio de carro, casa, serviços e moto; abertura de conta corrente; energia solar; capital de giro; antecipação de recebíveis para empresas; seguros diversos; empréstimos na conta de energia entre outros.
“Esse é um mercado excelente para receber novos empreendedores, justamente por conta de sua ascensão. É um segmento onde não existe a necessidade de ter estoque e manter a mercadoria parada. São produtos de alta demanda, é ganhar dinheiro vendendo dinheiro”, enfatiza o CEO.
Para empreender com esse tipo de negócio é necessário que o empreendedor tenha alguma relação ou conhecimento do mercado de soluções financeiras. Mario pontua que o franqueado da Velox será o responsável pela captação do cliente, realização dos cálculos, colher os documentos, realizar as simulações de crédito, estipular a comissão do contrato e cadastrar as vendas no CRM das instituições. Devido a formalização digital dos produtos, a Velox já é ideal para cidades acima de 8 mil habitantes.
“Estamos muito otimistas com a expansão dos nossos dois formatos de negócios, porque além de ser um mercado que está em evidência, o retorno financeiro é atrativo, além da possibilidade rápida do próprio retorno do capital. Porém, vale lembrar que não é porque é uma microfranquia, que o investimento é menor, que o negócio não requer dedicação e empenho do franqueado. Pelo contrário, independente do porte do negócio, o franqueado tem que entrar de cabeça e ter dedicação, pois além de receber o suporte da franqueadora, 90% do sucesso do negócio depende do próprio franqueado. Ele é o verdadeiro responsável pelo sucesso do seu próprio negócio”, finaliza Mário.