Muitas pessoas almejam ao chegar com a aposentaria curtir os dias em casa, viajar com a família, ter um período de descanso após passar anos enfrentando a vida agitada do trabalho. Pois bem, esse cenário vem mudando nos últimos anos.
Em busca de se manter ativo e melhorar a renda, muitos aposentados estão encontrando no empreendedorismo a oportunidade de continuar trabalhando, desta vez, sendo o próprio patrão.
Vale lembrar que cases como Henri Nestlé (farinha láctea Nestlé); John Pemberton (Coca-Cola), e Ray Kroc (McDonald’s) criaram negócios gigantescos após cinco décadas de vidas e fizeram história no mercado.
Para se manter ativa
Giovana Cardoso de Oliveira, de 53 anos, não pensou duas vezes e foi em busca de ter o próprio negócio. Ela que já trabalhou com limpeza doméstica e recepcionista quando adolescente, e bancária na fase adulta, se dedicou ao longo de 23 anos ao setor de segurança pública.
Recém aposentada, ela escolheu a Vila Mariana, um dos melhores bairros de SP para se morar, para abrir uma unidade da franquia MyLash Extensão de Cílios. O empreendimento acaba de ser inaugurado em um espaço de aproximadamente 65m2. O modelo escolhido foi o Premium, que tem capacidade para quatro cabines de atendimento para cílios, uma cabine para estética facial, uma cadeira de sobrancelhas e uma estação para unhas.
“Assim como muitas mulheres sempre fui adepta a tudo que seja bem-estar, saúde e autoestima. Ao entrar na fase dos 50 anos, comecei a observar que perdia os fios dos cílios e sobrancelha, então comecei a usar produtos prontos, como cílios postiços que se encontra em lojas de cosméticos. Porém, com o tempo foram surgindo pessoas que colocavam fio a fio, então meu interesse no assunto foi aguçando e apreciei a técnica. Hoje me encontro aposentada e decidi que precisava proporcionar às minhas colegas a mesma sensação de autoestima e bem-estar que sinto todas as vezes que me olho no espelho. Fiz uma busca intensiva e a técnica exclusiva da MyLash despertou minha atenção para o negócio”, afirma a nova empreendedora.
Idade não é limitador
Os brasileiros não deixaram de lado os cuidados com a rotina de beleza no dia a dia, mesmo usando máscaras e ficando mais tempo dentro de casa. De acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em 2020 o setor registrou alta de 21,9% nas vendas de produtos de cuidados com a pele, com aumento de 91% na categoria de máscaras faciais, e de 153,2% nos esfoliantes corporais.
Pesquisa da Euromonitor revela que o Brasil é o quarto país no ranking mundial de gastos com produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
A idade não é um limitador quando se trata de começar uma carreira no empreendedorismo. Segundo estudo realizado pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, relativo ao terceiro trimestre de 2020, o país atingiu 1,8 milhão de empreendedores na terceira idade, o que corresponde a 7,3% do total de donos de negócios de pequeno porte.
Apesar dessa porcentagem parecer pouco, esse perfil é o que mais tem gerado emprego entre os pequenos negócios no Brasil. Sendo que 50% deles estão da região Sudeste, com 29% em São Paulo e 10% em Minas Gerais.
Franchising em SP
A cidade de São Paulo está entre os melhores locais para empreender devido o potencial de consumo que a capital oferece. Apesar de também aumentar a concorrência, negócios diferenciados, como é o caso da MyLash, se sobressai no mercado.
Estudo divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que separa a capilaridade das 50 maiores franqueadoras do país por estados, mostrou que São Paulo concentrava 69% das unidades no país, no ano passado. Em seguida vinham Paraná e Rio de Janeiro, empatadas com 12%.
A MyLash trabalha com oito técnicas diferentes de extensões de cílios, que variam a intensidade dos fios, indo do mais suave ao mais intenso, conforme o gosto pessoal da cliente. Além das técnicas, a franquia possui um método próprio e exclusivo que é algo muito diferenciado. Todo material é importado da Coreia do Sul e Estados Unidos.
A franquia que nasceu no Rio de Janeiro conta com 19 unidades abertas, sendo nove delas dentro da cidade de São Paulo.