Com a chegada da pandemia em 2020, algumas empresas tiveram um maior imediatismo para reestruturar o seu negócio. Esse foi o caso do Sucos Moenda, rede de franquias de casas de suco que foi obrigada a rever todos os processos para continuar na atividade. Em busca de uma solução, a franqueadora encontrou a Assertiva Food Service, empresa especializada em formatar negócios gastronômicos em franquias e filiais. Com uma reestruturação que durou um ano e mais um ano para validação de processos, após validado, em 2023, o Sucos Moenda retoma a franquia em formato espiral.
“O mundo muda muito rápido, e a pandemia acelerou ainda mais. Prevíamos uma reestruturação no negócio, mas somente daqui a alguns anos. Foi necessário realizar a padronização de processos. Junto à Assertiva, fizemos a recriação de manuais com vídeos passo a passo para que cada franqueado tenha uma melhor qualificação para seguir as receitas. Além disso, também realizamos treinamento em todas as franquias. Todas essas medidas contribuem para manter a padronização de qualidade em todas as unidades do Sucos Moenda, não importa a cidade”, comenta Tiago Zana, sócio-proprietário do Sucos Moenda.
Na prática, o franqueado deve realizar a gestão da unidade do Sucos Moenda, e para isso ele recebe todo o treinamento, suporte e apoio da franqueadora. Com diversas opções de sucos detox, açaí e frutas exóticas – como atemoia e pitaia -, o Sucos Moenda trabalha também com misturas de suco, como açaí à moda (açaí, morango e banana), frutas vermelhas (morango, amora e framboesa) e clorofila (abacaxi, laranja, gengibre, hortelã e couve). As franquias trabalham também com salgados, como pizzas, quibes e a torta de frango, o carro-chefe.
“Estamos muito felizes em concluir o trabalho de reestruturação do Sucos Moenda. A franquia possui grandes diferenciais para o franqueado e, com os novos manuais, irá ajudar muito. A expansão em espiral tem como foco algumas cidades, como Olímpia, Catanduva, Urupês, Barretos, Promissão e outras cidades próximas. A expectativa é ter dez novas unidades até o final de 2024″, comenta Luis Fernando Nardi, CEO da Assertiva Food Service.