Com o intuito de ir em busca de melhorias que auxiliassem a gestão do franqueado, a Acquazero Eco Wash – maior franquia de estética automotiva sustentável do Brasil – já colhe alguns frutos desse trabalho. Após implementar o sistema de gestão exclusivo Acqua On em todas as unidades franqueadas em 2021, a rede conseguiu atingir seu objetivo maior, que era criar uma ferramenta tecnológica que possibilitasse o franqueado ter uma gestão completa da sua unidade, centralizando todas as informações e auxiliando no controle de atendimentos.
“O Acqua On é uma ferramenta poderosa capaz de aumentar ainda mais a lucratividade do franqueado, onde tem como principal intuito contribuir para otimização do seu tempo, desenvolvimento, organização, gestão e vendas. Tudo para o controle da sua operação. Desde que o sistema foi implementado já tivemos ótimos feedbacks por parte dos franqueados que conseguiram criar estratégias de marketing, aumentando assim os atendimentos, bem como melhor planejamento na rotina de trabalho”, avalia Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero.
Interação entre franquia e clientes
Essa ferramenta possibilita ao franqueado trabalhar dentro do seu negócio todo tipo de questão que envolva atuação online. Dessa forma, o sistema permite inserir os dados do cliente criando uma comunicação que liga a empresa a esses consumidores. Exemplo disso, são estratégias de marketing para atrair o público para contratar novos serviços. Ainda é possível o franqueado planejar e organizar os atendimentos, analisar dados, custos, lucros, etc, tudo de forma simples e sempre conectado. Assim, o franqueado consegue gerir e divulgar o seu negócio em qualquer lugar que estiver.
Todo o sistema é gratuito aos franqueados, e para a franqueadora ela consegue acompanhar em tempo real o desenvolvimento das unidades, serviços realizados, ticket médio, faturamento, metas, e isso possibilita entender gargalos atuando de forma imediata para auxiliar no desempenho.
Sistema de gestão na palma da mão
Henrique reforça que o Acqua On tem possibilitado desde sua implantação a criar um sistema intuitivo para atender as necessidades de cada unidade, usando a seu favor também o poder da internet e redes sociais para captação e fidelização de clientes.
“Após muita análise sobre as demandas do dia a dia dos franqueados, conseguimos chegar no que o Acqua On tem a oferecer a todos eles que conseguem alcançar as três principais áreas, que é a gestão, operação e o comercial. Essa ferramenta é fundamental principalmente para aqueles que estão começando na atividade, já que todo início de negócio apresenta inúmeros desafios e requer muito planejamento. Trata-se de uma das preocupações da franqueadora em oferecer suporte de ponta a seus franqueados”, afirma o diretor executivo.
O Acqua On tem inúmeros benefícios, entre eles: controle do faturamento; controle sobre o cliente e a equipe; tabela de preços; metas; resultados; agendamento; histórico dos atendimentos; avaliação do tempo dos serviços prestados. Com ele também é possível criar e cadastrar cupons de desconto; recomendação de serviços; envio de notificações para o cliente; e para as unidades que têm vendedor externo ainda é possível controlar as visitas; cadastramento de parceiros, entre outros.
“Por ser online, o sistema tanto funciona celular, tablet, notebook… enfim, por onde o franqueado achar mais comodidade para acessar essa ferramenta totalmente automatizada. Vale lembrar que é uma via de mão dupla, ou seja, para alcançar o sucesso que o sistema tem a oferecer requer também o empenho do franqueado em lançar no sistema os dados dos clientes, já que quanto mais informações mais efetivas vai ser esse retorno”, pontua Mol.
Esses dados são usados para promover ações personalizadas e mais assertivas de marketing, como e-mail marketing, campanhas digitais, entre outros. O Acqua On está disponível tanto para os franqueados delivery como para aqueles com loja física.
Após centralizar todas as informações e auxiliar no controle de atendimentos, Mol revela que a franquia Acquazero está em constante melhoria desta ferramenta para poder acompanhar as tendências tecnológicas viabilizando o relacionamento entre franqueado e cliente.