Crise ou momento de declínio são palavras desconhecidas no mercado de soluções financeiras. Desde 2020 a carteira total de crédito se mantém em um ritmo de alto crescimento e as projeções indicam que essa tendência de alta será mantida nos próximos anos.
No levantamento feito pela Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), revelou que a projeção de crescimento da carteira de crédito total para 2024 é de 8,4%. O destaque é para a carteira direcionada, com perspectiva de aumento em 8,9%, devido à estimativa maior de expansão da carteira pessoa jurídica.
Segundo Mário Sérgio, CEO e fundador da Velox Soluções Financeiras – franquia com atuação no mercado de consórcios, financiamentos, capital de giro e energia solar – esse é um mercado excelente para receber novos empreendedores, justamente por conta de sua ascensão. “É um segmento onde não existe a necessidade de ter estoque e manter a mercadoria parada. São produtos de alta demanda, é ganhar dinheiro vendendo dinheiro.”
Visualizando esse cenário e com um grande crescimento também no setor de franquias, a Velox iniciou neste ano a sua expansão através do mercado de franchising. Antes a marca atuava no modelo de licenciatura, alcançando o número de 916 unidades licenciadas e um faturamento total de R$ 502 milhões em 2023.
Expansão no franchising
O mercado de franquias no Brasil confirmou a sua recuperação e voltou a crescer acima do previsto em 2023, atingindo um faturamento de R$ 240.661 bilhões e uma alta de 13,8% comparado ao ano de 2022. Um dos nichos em destaque foi o de Serviços e Outros Negócios (segmento que se enquadra franquias de soluções financeiras), com um aumento de 9% e uma receita total de R$ 34.999 bilhões no ano passado.
“A Velox deu seu start em 2017 na cidade de São José do Rio Preto/SP. Iniciamos nossa expansão através do sistema de licenciamento, onde atingimos a marca de mais de 900 unidades nesse formato. Após esse período, com a empresa consolidada e com o histórico de empreendedores obtendo excelentes resultados, neste ano tomamos a decisão de expandir através do franchising, onde já temos três unidades franqueadas”, detalha Mário Sérgio.
Criação da marca
Mário Sérgio, 34 anos, sempre teve a visão e o sangue de empreendedor, iniciando a sua caminhada no empreendedorismo com apenas 18 anos, época em que adquiriu uma loja de calçados e um depósito de bebidas. Porém, resolveu vender ambas para trabalhar em uma marca de franquias.
“Aos 20 anos conheci o franchising através de uma empresa de reparos e reformas, sob minha participação vendi mais de 200 unidades, gerando quase R$ 10 milhões em vendas. Após esse período, tive uma passagem por uma empresa de consórcio e seguros, conhecendo dessa maneira o mercado de crédito”, conta o empresário.
Após se especializar no setor, Mário Sérgio fundou a Velox Soluções Financeiras juntamente com o seu amigo Gustavo Capello, 48 anos. “Atualmente, o grupo possui outras marcas no segmento de energia solar, corretora de seguros, formatação de novas franquias e empresa de gestão de negócios. O que me motivou a entrar nesse mercado foi a carência de bons profissionais e a demanda de pessoas precisando de produtos financeiros, onde vi uma grande oportunidade de crescimento.”
Serviços oferecidos
A Velox tem como destaque a quantidade de produtos que possui em seu catálogo, sendo mais de 180. Além disso, a rede tem como diferencial o suporte prestado ao cliente, com um estudo de produto para o cliente, transmissão de proposta, análise de dados e outros.
“Atualmente o carro-chefe da marca é o crédito consignado para servidores do estado, do município e federal. Além disso, também contamos com consórcio de carro, casa, serviços e moto; abertura de conta corrente; energia solar; capital de giro; antecipação de recebíveis para empresas; seguros diversos; empréstimos na conta de energia e outros”, detalha Mário Sérgio.
Modelo de negócio
A Velox conta com dois modelos de negócio, sendo o Home Office e o Store (loja física), ambos se enquadram nos valores de microfranquias.
O Home Office possui investimento inicial a partir de R$ 19.900 (incluso taxa de franquia de R$ 14.900, investimento de instalação a partir de R$ 3 mil e capital de giro a partir de R$ 2 mil). O faturamento bruto médio mensal é de R$ 120 mil, com lucro líquido de 10% e prazo de retorno entre 3 e 6 meses. No home não possui necessidade de contratar colaboradores.
O Store requer um espaço mínimo de 30m², além da contratação de dois funcionários. O investimento inicial é a partir de R$ 74.900 (incluso taxa de franquia de R$ 24.900, taxa de instalação a partir de R$ 20 mil e capital de giro de R$ 30 mil). O faturamento bruto médio mensal é entre R$ 280 mil a R$ 340 mil, com lucro líquido de 6% a 10% e prazo de retorno entre 12 e 18 meses.
Tecnologia e suporte
Mário Sérgio salienta que a empresa investe fortemente em tecnologia para ajudar o seu franqueado. “Contamos com sistemas próprios de multicálculo, integração de CRM próprio com instituições financeiras, intranet com integração de comissões atualizadas do dia em cada instituição e outros.”
A franquia presta suporte aos empreendedores da marca através de chamadas de vídeo, treinamentos diários, intranet, TV Velox, canais de comunicação e com a Universidade Corporativa.
Perfil e trabalho do franqueado
A Velox tem como perfil de franqueado os contadores, ex-bancários, corretores de imóveis, empresários, advogados, proprietários de imobiliárias e possíveis empreendedores que possuem alguma relação ou conhecimento do mercado de soluções financeiras.
“O nosso franqueado será o responsável pela captação do cliente, realização dos cálculos, colher os documentos, realizar as simulações de crédito, estipular a comissão do contrato e cadastrar as vendas no CRM das instituições”, explica Mário Sérgio.
Projeções como franqueadora
A projeção da Velox, agora como franqueadora, é de gerar uma receita total de R$ 520 milhões e vender 315 unidades somente neste ano.
“Para nossa expansão, solicitamos municípios que tenham acima de 8 mil habitantes. O nosso território de atuação é a nível nacional, devido à formalização digital dos produtos, com isso, não temos a necessidade de focar em algum estado ou região”, finaliza Mário Sérgio.