Para manter o faturamento das 80 unidades sem atendimento presencial durante a pandemia, entre 2020 e 2021, a Água Doce Sabores do Brasil investiu nas plataformas de deliveries como alternativa para continuar operando. Com o crescimento das vendas de até 200% por este canal em alguns restaurantes, a rede enxergou como oportunidade ampliar o alcance das entregas em domicílio com o lançamento de um modelo de negócio focado 100% no delivery e take away (retirada dos pedidos no local), chamado de Água Doce Delivery. A rede prevê a implantação de até 10 unidades deste novo formato em 2022. Criado para ampliar a presença da rede em diferentes praças do Brasil, o novo formato é indicado para cidades pequenas, a partir de 35 mil habitantes. Além disso, por ser destinado apenas para entregas de pratos e porções, o Água Doce Delivery não requer um amplo espaço para implantação de salão, pois é necessário apenas uma cozinha para a produção dos alimentos no local. Dessa forma, o investimento inicial é menor, a partir de R$ 305 mil, que inclui os custos operacionais com o estoque inicial de produtos e embalagens, equipamentos e mobiliário, projeto arquitetônico e demais despesas para a implantação do negócio. “Observamos que os consumidores que preferiam somente consumir em restaurantes presenciais, após o isolamento social, foram incentivados a pedir delivery ou retirar no local e levar para a casa, por se sentirem mais seguros. Com o retorno das atividades, este hábito foi enraizado e muitos ainda optam pelas entregas em domicílio, uma modalidade que era pouco explorada por consumidores que não tinham o hábito de usar este canal. Por este motivo, decidimos criar um negócio exclusivo de delivery para facilitar e agilizar as entregas, além de desafogar os restaurantes tradicionais. Este é um projeto que estávamos desenvolvendo há seis anos e, com a pandemia, foi possível colocar em prática, pois já tínhamos o modelo e infraestrutura desenhada”, revela o diretor de franquias da Água Doce, Júlio Bertolucci. Segundo dados do recorte da pesquisa da série COVID-19 realizada pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes) em parceria com a consultoria Galunion e IFB (Instituto Foodservice Brasil) que aborda a expansão do delivery no segmento, em média, a receita hoje para as entregas em domicílio já representa 39% do total do faturamento das empresas. O número era de 24% antes da pandemia. O estudo quis saber ainda se as empresas manteriam o delivery com o retorno do funcionamento das lojas e 85% das redes ouvidas afirmaram que sim. Além da força do delivery, a Água Doce conseguiu recuperar o faturamento no salão aos patamares de pré-pandemia. De janeiro a julho deste ano, a rede registrou um aumento de 15% na receita em relação ao mesmo período de 2020. Já em julho de 2021, o crescimento foi de 115% com relação ao mesmo mês do ano passado, registrando um incremento considerável nas vendas e no faturamento das lojas da marca. Com o Água Doce Delivery, a rede prevê a expansão para cidades de interior de todos os estados brasileiros. Há mais de 30 anos, a marca foi fundada em Tupã, cidade do interior de São Paulo. Atualmente, a franquia possui 80 unidades e é conhecida pela gastronomia tipicamente brasileira, além de suas porções e pratos fartos, ideais para refeições em família. A rede é referência se tratando de escondidinhos, oferecendo aos consumidores versões tradicionais, feita com carne de sol, camarão, frango e bacalhau, e vegetarianas, como de alho-poró e palmito.