A Solum Capital – gestora brasileira de fundos private equity com foco em empresas de faturamento anual na faixa entre R$ 10 milhões e R$ 150 milhões – fará um investimento total de até R$ 25 milhões na Anna Pegova ao longo de 2023. A companhia, que trabalha com produtos e serviços de beleza e bem-estar, está posicionada em um dos mercados que mais cresce no Brasil: o skincare. O diferencial da marca está na oferta de um tratamento completo, com a união de serviços de estética com dermocosméticos: um one-stop shop do tratamento de pele. De acordo com dados do Euromonitor, o setor de skincare teve um faturamento de R$ 15,3 bilhões em 2020 e a previsão é chegar aos R$ 21,2 bilhões em 2025. O Brasil é o quarto mercado de varejo de produtos de beleza e cuidados pessoais do mundo e o maior da América Latina, também de acordo com do Euromonitor.
A partir do aporte da Solum Capital, os planos de crescimento da Anna Pegova incluem a expansão da base de lojas próprias e franquias (das 25 atuais para 100 em 2027), expansão do canal de vendas através de profissionais de estética e harmonização facial, canais digitais de vendas, e ampliação das ações de marketing, especialmente via brand awareness e digital. A receita bruta projetada para 2027 é de superar os R$ 330 milhões.
“Os dados mostram que o nosso tratamento completo, que é a associação de dermocosméticos com serviços estéticos, proporciona uma recorrência maior, uma vez que nossos clientes estão satisfeitos com os resultados potencializados. O fato de termos mais de 50 anos de experiência em nossos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento nos torna um ativo único no mercado. Acreditamos que a experiência em varejo da Solum soma ao nosso grupo, acelerando nosso crescimento”, afirma Kevin Zehil, CEO da Anna Pegova.
Além do potencial de crescimento, o mercado de skincare tem se mostrado resiliente aos cenários de recessão econômica. Em 2021, o setor já tinha se recuperado dos impactos causados pela crise de covid-19, quando analisados os números do saldo de emprego na atividade de varejo de cosméticos. Para os próximos anos, um dos motores da expansão do segmento de skincare inclui o envelhecimento da população, com a chegada de 17,7 milhões de brasileiros à faixa dos 30 anos no período de 2021 a 2030. Também contribui favoravelmente com o setor o conhecimento cada vez mais aprofundados dos consumidores em relação aos benefícios trazidos pelos produtos para a prevenção e saúde da pele.
“Acreditamos nas vantagens competitivas da Anna Pegova no mercado, seu alto potencial de crescimento, o legado dos fundadores que se perpetua até hoje. Enquanto sócios minoritários e estratégicos, nossa contribuição será no sentido de gerar valor para a empresa investida, assessorando-a de forma proativa e contribuindo com melhores práticas de gestão e operacionais, acelerando o processo para uma mudança de patamar”, afirma Donato Ramos, CEO da Solum Capital. O executivo liderou nos últimos anos o processo de expansão e governança de marcas como Mundo Verde, Imaginarium e Puket, que têm similaridades com a Anna Pegova. A partir do investimento, a Solum Capital passa a ter uma participação minoritária na companhia.