Os jovens capixabas Marllus Moulin e Lorran Pegoretti, ambos com 31 anos, prova que aquela típica expressão: “amigos, amigos, negócios à parte”, pode não ser bem assim. É que eles acabam de abrir juntos uma unidade da franquia FiChips Food – rede de franquias de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido – em Vila Velha, no litoral do Espírito Santo.
Eles escolheram o novo formato Street Pub (lançamento da rede), que possui a metragem inferior aos demais pubs, mas foi o primeiro esqueleto do modelo. A operação se manteve da mesma forma, com cardápio completo como as outras lojas, porém a infraestrutura interna é a menor da rede. Essa loja possui pouco mais de 59m².
Amizade de milhões
Marllus e Lorran são amigos desde moleques, mas a vida os separou na fase adulta, porém sem nunca perderem contato.
Marllus trabalha desde os seus 15 anos e já fez de tudo um pouco: foi frentista, corretor de imóveis, trabalhou com empréstimo consignado, e por último atuou como bancário. Já Lorran se mudou para a Coréia do Sul através do programa Ciências Sem Fronteiras, por lá trabalhou muito e constituiu família. Mas a saudade da sua terra natal falou mais alto e após anos fora do Brasil, ele aterrissou de vez e disse que veio para ficar. Ele se mudou com a esposa e a filha para Vila Velha, e em contato com Marllus resolveram abrir um negócio próprio juntos. Lorran também é padrinho de batismo da filha de Marllus, a pequena Louise, de 9 anos, o que torna essa relação ainda mais familiar.
Da dor o combustível para viver
Marllus relembra que em tão pouco tempo sua vida deu uma grande reviravolta. Sua então namorada adoeceu e acabou falecendo de forma muito rápida, três meses depois perdeu o pai que sofreu um infarto.
“Depois desses acontecimentos eu passei por um período difícil e precisava me reencontrar. Não foi nada fácil enfrentar essas perdas. Sem conseguir entregar o resultado esperado, pois fiquei abalado psicologicamente, o banco resolveu me desligar. Na época o Lorran ainda morava na Coréia, tivemos uma longa conversa pelo telefone e dali surgiu a ideia de empreender juntos”, relembra Marllus.
Abriram um restaurante temático
Lembra que Marllus já fez de tudo um pouco? Ele também já foi músico e se identifica muito com o rock inglês. Então resolveu apostar na área do food service, já que a Praia da Costa, em Vila Velha, reúne uma boa clientela em busca de uma boa gastronomia, e de quebra ainda uniu a paixão pelos pubs ingleses.
“Nós dois não temos experiência alguma com esse setor, e para falar verdade não somos muito bons na cozinha. Mas estamos muito empenhados em aprender, e claro, que também contamos com uma equipe que vem se dedicando muito ao trabalho, e com o suporte da franqueadora que tem feito total diferença, principalmente nesse início de operação”, analisa Marllus.
Estrutura mais enxuta
A FiChips Food nasceu em 2013 e tem como carro-chefe entre os seus pratos o famoso peixe empanado com batatas fritas, seguida pelas tábuas com os nomes de lugares da Inglaterra que levam peixe, batata e anéis de cebola.
Além do modelo Street Pub, a franquia também conta com os modelos delivery para cidades até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e o formato mais robusto de loja de rua estilo pub, com investimento a partir de R$ 162 mil.
Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips, conta que resolveu criar um novo formato de negócio exatamente para atender o que o mercado estava buscando nesse momento, principalmente o franchising, que é oferecer negócios que requerem investimentos mais baratos e com mais velocidade na entrega.
Marllus que vem se dedicando 100% ao negócio e o sócio que divide o tempo entre a franquia e o trabalho como programador, almejam faturar em curto prazo (até 2 anos de empresa) R$ 40 mil, em médio prazo R$ 60 mil e a longo prazo conquistar faturamento mensal de R$ 100 mil.