Já se passaram 10 anos desde a 1ª receita desenvolvida pelo casal Francielle Faria e Rafael Macedo para a American Cookies, na cozinha do seu apartamento, em Brasília. De lá para cá, o negócio ganhou corpo, chegando à marca de 42 unidades em pleno funcionamento, 250 mil cookies produzidos por mês e faturamento de R$ 40 milhões, previsto para 2022. E para a sua 1ª participação da ABF Franchising Expo 2022, que acontece entre os dias 22 e 25 de junho, em São Paulo, a rede brasiliense especializada no cookie americano lança um formato inédito de franquia durante o evento: o modelo container.
Com o objetivo de ser o modelo de franquia mais acessível da marca, com investimento inicial a partir de R$ 149 mil, o container da American Cookies foi desenvolvido para oferecer versatilidade e potencializar a interiorização da marca. O formato foi pensado para atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers. “Além de ser o modelo mais barato entre as nossas três opções de franquias (container, quiosque e loja), o novo formato terá uma montagem mais rápida e prática, uma vez que chegará pronto para ser instalado no local, e ainda oferecerá flexibilidade geográfica para o investidor, já que pode ser transportado para outra cidade facilmente, caso seja necessário”, comenta a sócia fundadora Francielle Faria.
Durante a 29ª edição da ABF Franchising Expo, os visitantes também poderão conferir o container da marca brasiliense em pleno funcionamento na praça de alimentação do evento. Localizado no pavilhão branco (posição PC 217), a novidade oferecerá os participantes os mais de 20 sabores artesanais da rede, em versões tradicionais, recheadas e sazonais. Com projeto assinado pelo arquiteto Luis Tortola, o novo modelo de franquia da American Cookies contará com 9m² (3 x 3) e a necessidade de uma equipe mais enxuta do que os outros formatos, com apenas três funcionários/dia. Além do serviço take away (pegar e levar) e do consumo no local, o container da American Cookies também oferecerá o sistema de entrega de cookies. Segundo a marca, a previsão de faturamento da nova franquia será entre R$ 45 mil e R$ 100 mil, com estimativa de 15% de lucro líquido.
Em sua 1ª participação na ABF Franchising Expo, a rede American Cookies estará com um stand de 32m², com degustação de mini cookies, soda italiana, chocolate quente e café. A expectativa da rede é firmar contrato com 20 franquias durante o evento, sendo cinco delas no novo formato container em regiões interioranas. Além disso, a rede espera fechar o ano de 2022 com faturamento de R$ 40 milhões e mais de 65 unidades em pleno funcionamento. “Tivemos um crescimento de 400% durante a pandemia, então quando crescemos ao ponto de participar de um evento desse porte, fomos impedidos por conta da pandemia. Essa será nossa primeira participação e a expectativa pela retomada da economia e a nossa entrada na feira é grande para fechar bons negócios”, comenta Francielle Faria.