O conceito de loja salão totalmente focados nos cabelos crespos e cacheados é a materialização de um antigo plano dos sócios fundadores da Amávia, Carlos Nunes e Emerson Barbosa. No local, os clientes tem atendimento personalizado para o tipo de fio e necessidade por meio de uma análise capilar criteriosa, procedimento que há anos faz sucesso em outras lojas da marca, seja para compra de produtos home care ou para serviços que incluem aplicação de produtos de tratamento ou transformação dos cabelos, tais como colorações, relaxamentos, procedimentos disciplinantes, entre outros.
A inauguração oficial da Amávia Afro aconteceu no dia 16 de abril, ao meio dia. A loja salão conta com quatro lavatórios e oito cadeiras. Os serviços agendados são executados por uma equipe interna especializada. Nesse momento de restrições de ocupação em espaços fechados os serviços estão sendo agendados.
“A Amávia Cosméticos vem há muitos anos desenvolvendo e personalizando produtos que atendam de verdade a necessidade dos negros que, seja como povo ou consumidor, viveram por muito tempo a margem de um mundo globalizado. O cabelo é o que melhor expressa as características individuais do ser humano. E pensando nessa individualidade, os cabelos crespos e cacheados agora podem contar com o melhor da nossa tecnologia de onde surgem produtos e protocolos exclusivos, em um espaço único e pensado especialmente para cuidar destes fios”, comemora Carlos Nunes, Diretor Comercial da Amávia.
O porta voz da empresa revela ainda que o modelo da Amávia Afro deve ser levado para outros estados do Brasil seja dentro do franchising ou em mais uma unidade própria. O negócio tende a consolidar pela alta demanda de clientes interessados em uma rotina de cuidados com os cabelos crespos naturais e graças aqueles mais criteriosos quanto ao tipo de química de transformação e formulações a serem aplicadas nos fios.
Para o mercado da beleza no Brasil essas novas frentes são muito benéficas e vem de encontro com a valorização da estética afro no país, um interesse crescente que deixou muitas pistas que servem de parâmetro para as marcas. Desde 2015 as buscas por informações sobre cabelos cacheados somam volume surpreendente. Segundo o Google BrandLab houve um crescimento de 232% no interesse por cabelos cacheados em 2016 e 309% de incremento nas pesquisas por cabelos afro no período entre 2015 e 2017. O Google aponta ainda a curva ascendente pelos conteúdos relacionados a transição capilar, onde há o abandono das químicas de transformação para assumir os cabelos naturais, entre os anos de 2013 e 2018 o termo 2.300%. Até a metade de 2017, a procura por “cabelo crespo” foi 850% maior do que a registrada em 2006, quando o termo despontou no buscador.
Um caminho obvio para o mercado é aumentar a oferta de produtos e os destinados a cabelos cacheados, crespos e ondulados vem tomando cada vez mais espaço nas prateleiras. Para Carlos Nunes, ampliar a oferta da marca com os serviços especializados para esses cabelos em uma loja salão totalmente focada é reforçar a marca do pioneirismo da empresa, uma vez que a Amávia foi uma das primeiras empresas do país a lançar uma linha com componentes nobres com opções para todas as curvaturas de crespos e cachos, a Make Curl.
A Amávia é uma empresa 100% brasileira que desenvolve produtos capilares com componentes nobres e ativos potentes, muitos deles botânicos, e preza por formulas que atendam a variedade e especificidade dos cabelos dos brasileiros. Sediada em Lauro de Freitas, Bahia, a empresa tem um time de especialistas para as diferentes etapas de desenvolvimento de produtos. As fórmulas são elaboradas internamente, das pesquisas a execução, assim como os protocolos para aplicação de produtos profissionais, o que faz da marca uma entusiasta nos tratamentos premium para todos os tipos de cabelos.
A primeira loja salão Amávia Afro fica em Salvador (BA), no Shopping da Bahia, Piso L2, próximo ao SAC.