Paixão do povo brasileiro, o churrasco é uma comida que está presente nos quatro cantos do país. Seja nas churrascarias, restaurantes que servem essa opção no cardápio e até mesmo os que preferem fazer em casa, não tem dia, hora e nem local para realizar essa tradição na culinária do Brasil.
Apesar de todo o território brasileiro consumir muita carne, algumas regiões acabam chamando mais a atenção, entre elas é possível citar o estado de São Paulo. Em um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi apresentado que o estado paulista consome aproximadamente 11% de toda carne produzida no Brasil.
Observando esse cenário, alguns negócios passaram a investir no setor, tendo São Paulo como um dos principais locais para expansão. Uma dessas marcas é a SK Steakhouse, franquia inspirada nas autênticas steakhouses americanas, com cortes premium e comida de verdade.
“Enxergamos o mercado de São Paulo com inúmeras oportunidades promissoras. Estamos realizando algumas estratégias para expandir nossas operações na localidade. Nosso objetivo é capitalizar com o potencial desse mercado tão dinâmico e com um crescimento constante”, avalia a CEO da SK Steakhouse, Ketlen Santos.
Mercado paulista
Mesmo com muitas marcas desse segmento em São Paulo, Ketlen considera que o local ainda é escasso, pois, segundo ela, a maioria das empresas prezam apenas pela quantidade e praticidade, com uma comida feita de qualquer maneira e com alimentos industrializados e congelados.
“Com isso, eu visualizo que ainda existe muito espaço. Vem crescendo constantemente com um público consciente, que opta por uma comida rápida, mas que também tenha qualidade, para que possam sair dos congelados”, comenta a CEO.
Cidades atrativas
Atualmente, a SK Steakhouse conta com duas unidades no estado paulista, sendo uma em São José do Rio Preto e outra em Campinas. A marca tem como foco cidades acima de 100 mil habitantes para expandir suas lojas.
“Os municípios de São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara e Jundiaí são vistos com bons olhos pela nossa expansão. Essas cidades possuem um alto consumo de carne e, principalmente, churrasco. Além disso, são locais com público ativo em restaurantes e shoppings”, detalha Ketlen.
Estratégias e expectativas
A SK Steakhouse tem como um de seus objetivos encerrar o ano de 2024 com o número de 10 a 20 unidades vendidas apenas em São Paulo. Mas, para isso, a marca está realizando algumas estratégias.
“Estamos investindo em estratégias de marketing digital, como o tráfego pago, além de termos um forte relacionamento com os shoppings do estado. Também apostamos no fato de não contar com fornecedores homologados, pois assim os franqueados possuem mais liberdade em comprar alimentos em suas regiões e com o preço que acharem mais justo”, afirma Ketlen.
Outro diferencial da marca e que leva como estratégia para a expansão no estado é o fato de não trabalharem com pratos congelados e “semiprontos”. “Nossos franqueados e seus colaboradores são treinados para trabalhar somente com ingredientes frescos e bem preparados, ou seja, trabalhamos com comida de verdade. Temos a inspiração na culinária americana, com os toques da brasileira. Nosso cardápio foi desenvolvido por chefs renomados e com experiência em restaurantes internacionais”, comenta Ketlen.
Modelo de negócio
A rede conta com um extenso cardápio e entre as refeições oferecidas está a costelinha SK, porções, pratos executivos, cortes especiais, hambúrguer artesanal, drinks, chopp e sobremesas.
O negócio é ideal para espaços a partir de 40m² e solicita investimento inicial a partir de R$ 350 mil, incluso taxa de franquia, capital de giro e gastos com instalação e equipamentos. O faturamento fica em média de R$ 120 mil por mês, com lucro de 15% a 30% e retorno do investimento previsto em 36 meses. A franquia também pode ser operada em lojas de rua.
Franquias crescem no estado
O estado de São Paulo registrou um excelente resultado no mercado de franquias durante o ano passado. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento total das franquias no estado foi de R$ 81,817 bilhões em 2023, sendo que em 2022 essa receita era de R$ 70,921 bilhões, resultando em aumento de 15,4%.
De acordo com a ABF, o setor de Alimentação Food Service também seguiu a mesma tendência e registrou alta de 19,9%, passando de uma receita total de R$ 15,449 bilhões em 2022 para R$ 18,519 bilhões em 2023. O segmento chegou a marca de 13.188 operações no ano passado, sendo que em 2022 esse número era de 12.325, mostrando também o aumento no número de unidades.