A Água Doce Sabores do Brasil, rede de alimentação com foco na gastronomia brasileira, foi uma das 99 marcas que conquistaram cinco estrelas no Prêmio Melhores Franquias do Brasil, num total de 422 que participaram da iniciativa idealizada pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, em parceria com a Serasa Experian. O evento de premiação foi realizado em 21 de junho, última terça-feira, em formato digital.
Para o reconhecimento, a pesquisa leva em consideração três quesitos principais para avaliação, sendo eles: desempenho de rede, qualidade da rede e satisfação do franqueado. A chancela máxima representa a excelência das marcas nos critérios da edição 2022/2023. Com 80 restaurantes em sete estados, a Água Doce foi fundada em 1990 em Tupã, no interior de São Paulo. A rede é conhecida por ter o melhor Escondidinho do Brasil, além de possuir um cardápio cheio de brasilidade, com receitas de Parmegianas, Tutu à Mineira e Galinhada. A marca também busca lançar menus sazonais de acordo com datas comemorativas e estações do ano, com objetivo de levar aos consumidores uma experiência de consumo diferenciada.
“O sentimento que temos é de reconhecimento por todo trabalho realizado por nós e pelos franqueados, que buscam atender com primor os nossos clientes. Além disso, investimos em novas estratégicas para manter a referência da marca quando o assunto engloba restaurantes para comemorações entre família e amigos, com pratos de qualidade, saborosos e fartos. Nesses últimos anos, com a pandemia e a impossibilidade de abrir as casas para atendimento presencial, conseguimos nos manter unidos e enxergar oportunidades dentro no próprio negócio, como foi o caso do delivery. Então, a conquista do prêmio indica que estamos no caminho certo”, comenta o diretor de franquias da Água Doce, Júlio Bertolucci.
Os resultados das ações realizadas pela franquia se mostram em números. No primeiro trimestre deste ano, a marca registrou crescimento de 75,7%, alta impulsionada pela volta do serviço presencial e a força do delivery. Um dos focos da Água Doce para 2022 é investir cada vez mais em inovação, tanto na cozinha quanto para comodidade do cliente. Neste sentido, a rede aposta no sistema de cozinha 4.0 com o objetivo de diminuir custos e o tempo de preparo dos alimentos, obtendo resultado de redução de 5%, em média, no custo de mercadoria vendida e 50% durante a produção de receitas e porções com a cocção noturna. O investimento realizado foi de cerca de R$ 5 milhões em novos equipamentos, como forno combinado, micro-ondas, fritadeiras, seladoras a vácuo, liquidificadores e ultra congeladores.
“É necessário sempre se manter atualizado no que há de melhor no segmento de Food Service para trazer ao negócio tecnologias que permitem redução de custo de forma geral. Este é o caso dos equipamentos de cozinha 4.0. Além disso, com foco em novos negócios, lançamos um modelo destinado ao delivery e take away. Com um investimento a partir de R$ 305 mil, a Água Doce Delivery surgiu após a nossa experiência na pandemia. Vimos um nicho importante a ser explorado e apostamos na expansão por este caminho, além de oferecer aos investidores mais duas opções: a Água Doce Máster e Água Doce Express. A implantação dos formatos segue o perfil do empresário em questão e a cidade onde a abertura será realizada. Dessa forma, conseguimos ser mais assertivos, garantindo um negócio saudável e de sucesso”, finaliza Bertolucci.