Atualmente com 80 operações que incluem os modelos Master e Express, a Água Doce Sabores do Brasil investe na expansão em um novo formato de negócio destinado 100% ao delivery e take away. Foi durante os últimos anos que a marca visualizou uma oportunidade de ingressar em novos mercados devido ao aumento na busca por refeições entregues em casa. Chamado de Água Doce Delivery, o formato foi criado exclusivamente para atender à demanda dos consumidores que procuram por comodidade, praticidade e agilidade no conforto do lar. Neste sentido, a rede prevê implantar ao menos 15 operações até 2023, sendo a primeira inaugurada em Rondonópolis, no Mato Grosso, em 18 de outubro.
A proposta da rede de franquias com o novo modelo de negócio é ingressar em cidade pequenas, a partir de 35 mil habitantes, e ampliar a presença em diferentes praças do Brasil que não comportam uma operação Master ou Express. A ideia da franqueadora é cobrir o gargalo que a população interiorana ou litorânea sofre com a falta de opções de restaurantes que oferecem um cardápio de qualidade, com excelência no atendimento e preço justo.
“O delivery foi muito impulsionado entre 2020 e 2022, e quem tinha a expertise de operar com plataformas de entrega ou aplicativos próprios obteve vantagem perante os demais. No caso da Água Doce, já investíamos neste canal desde 2017, então conseguimos desenvolver embalagens para manter temperatura e qualidade dos produtos, proporcionar entregas mais rápidas e um cardápio pensando no consumo dentro de casa. Com o crescimento dos pedidos por este caminho, percebemos um novo perfil de público, que mesmo com a volta do atendimento presencial, ainda prefere consumir na comodidade do seu lar. Foi a partir deste cenário que desenvolvemos um plano estratégico focado em um negócio destinado à esta modalidade. A primeira operação em Rondonópolis chega para fazer um conjunto com os outros dois modelos da Água Doce que já funcionam na cidade, mostrando assim que um formato não inviabiliza os demais”, revela Júlio Bertolucci, diretor de franquias da marca.
A primeira operação do formato foi aberta em Rondonópolis, no Mato Grosso, e é administrada pelo empresário Eduardo Dorte, que possui outros dois restaurantes da marca na cidade, uma unidade Master, implantado na rua, e Express, localizado no único shopping do local. Franqueado desde 2014, Dorte comenta que a região onde atua possui muitas oportunidades de crescimento. Dessa forma, quis diversificar os modelos de negócio para atender diferentes públicos, atingindo clientes que preferem um ambiente maior e aconchegante para confraternizar; aqueles que optam pela praticidade de estar em um centro comercial, mas sem deixar de lado uma refeição saborosa e de qualidade; e outros que buscam mesmo do conforto do lar uma marca que oferece o melhor da gastronomia brasileira.
“Somos uma marca que preza por conforto e qualidade em todas as esferas. Nascemos como um restaurante de rua, com espaço que oferecesse um ambiente para confraternizar com famílias e amigos. Porém, com a mudança dos hábitos de consumo dos brasileiros, sentimos que era importante estarmos em outros locais, como shopping centers, além de criar um outro modelo de negócio, adequado com a nova realidade do mercado de Food Service, com foco no delivery. Mesmo com as alterações de perfil de consumo, conseguimos transmitir aos nossos clientes o DNA da marca que é levar uma culinária brasileira que tenha emoções e muita história, além de opções de pratos, petiscos, drinques e sobremesas com sabor e de excelência”, comenta Bertolucci.
Aliando as estratégias de inovações tecnológicas, as novidades de cardápio e a expansão, a Água Doce cresceu 77% no primeiro semestre deste ano. A rede que prioriza a jornada de consumo dos clientes, busca sempre por diferenciais para trazer experiência e hospitalidade em todos os níveis para as pessoas que frequentam seus restaurantes ou consomem suas receitas em casa. Dessa forma, a marca planeja encerrar o ano com 90 operações.