Ênio Júnior, aos 21, adquiriu a primeira unidade da franquia Mercadão dos Óculos, se tornando o franqueado mais jovem da rede. Em três anos, expandiu, se tornou multifranqueado em Santa Catarina e inovou no modelo de venda.
Ênio sempre conviveu em um ambiente empreendedor. Aos 15, começou a trabalhar na loja do pai como auxiliar nas vendas. Com 18, virou gerente em uma das unidades. “Trabalhar em família tem seus prós e contras. No meu caso, como era meu pai que estava à frente, eu não tinha autonomia para tocar o negócio da maneira que tenho hoje”, diz.
Na busca por essa independência, Ênio se juntou à namorada (hoje noiva) Myrella Waltrick, e adquiriram uma unidade do Mercadão dos Óculos por indicação de seu tio, que também era franqueado.
“Escolhemos a cidade de Indaial, em Santa Catarina, pois vimos um espaço propício para crescimento do ramo de óticas, que não era tão forte ali”, comenta. Myrella ficou com o departamento financeiro, e ele com a parte comercial e gestão da equipe.
Logo no início, o franqueado trouxe inovação para potencializar as vendas. “O modelo de venda por street, por exemplo, abordando pessoas nas ruas, funciona em grandes centros, mas por Indaial ser pequena, essa estratégia era pouco efetiva”, afirma.
E foi assim que ele decidiu focar 100% no marketing digital. “Convertemos o street para o cenário digital. Fizemos publicações recorrentes no Instagram e Facebook, procuramos clientes nas redes sociais e comentamos nas suas publicações”, aponta.
Deu certo. Ênio e Myrella dobraram o faturamento e viraram referência de ação e gestão no Mercadão dos Óculos. Atualmente com cinco lojas, já há planos de inaugurar a sexta franquia em somente três anos de franchising.
“Entre elas, adquirimos o repasse da franquia de Guaramirim. Em dois meses de operação, demos uma injeção de âmimo na equipe e quadruplicamos o faturamento”, conta Ênio, e completa: “Se tem algo que aprendi com minha experiência no Mercadão dos Óculos é que, se você quer muito algo, tem que fazer acontecer”.