Administrador gaúcho emprega mais de 160 pessoas em suas franquias

Experiência no setor financeiro somada a estratégia da marca e reputação da rede resultaram em ganho de capilaridade e 38 unidades da Help! no Sul do país

Erni Schulz multifranqueado Help! Divulgação

Aos 54 anos, o administrador gaúcho, Erni Schulz é um empresário bem-sucedido no ramo financeiro. Após anos de trabalho no setor bancário, sendo 15 deles como diretor do Banco Bmg na região Sul do País, ele decidiu, em 2009, investir no próprio negócio e criou em Porto Alegre, junto com a esposa e sócia Luciane Leita Garcia, a ES Profit, uma empresa prestadora de serviços de empréstimo consignado.

Com o objetivo de se tornar referência na prestação de serviços bancários, chegou a contar com 20 lojas próprias e um call center, com 15 posições de atendimento (PA). No entanto, em 2015, surgiu uma nova oportunidade de negócio que veio de encontro ao trabalho que já desempenhava com sua empresa.

Foi quando surgiu a Help! loja de crédito do Banco Bmg, que ele conhecia bem, por já ter atuado na instituição. “Embora tivesse experiência no setor e, também, com minha empresa foi um momento desafiador, pois havia poucos bancos que vendiam crédito e poucos produtos para oferecer aos clientes”, explica Schulz.

O empreendedor encarou o desafio pois acreditava no projeto e confiava na marca, que ofereceu apoio detalhado em todo o processo de implementação das lojas. Inicialmente, fecharam contrato para a abertura de 18 unidades e aos poucos ele realizou a conversão de suas lojas para a bandeira da Help!.

Com o passar dos anos e o sucesso dos negócios, o franqueado abriu outras unidades na região e hoje conta com 38 lojas da marca, sendo 35 distribuídas por cidades do Rio Grande do Sul e três nas cidades de Lajes, Chapecó e Criciúma, em Santa Catarina.

O investimento total realizado até o momento é de aproximadamente R$ 5 milhões. Embora não revele o faturamento anual, o empresário afirma que o crescimento fica em torno de 20% ao ano.

Atualmente, o empreendedor emprega 165 pessoas e projeta abrir duas novas unidades nos próximos 18 meses. O que vai levar emprego à região, já que cada nova loja aberta gera em média quatro postos de trabalho diretos, o que é importante num momento em que o país tem uma taxa recorde de desemprego de 14,7%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As franquias são grandes geradoras de emprego, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o setor fechou 2020 empregando mais de 215 mil pessoas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

APRENDENDO COM A PANDEMIA

Como em todos os negócios do país, o impacto da pandemia também foi sentido pelo empreendedor, que teve as lojas fechadas pelo lockdown. Foi preciso se adaptar ao trabalho de acordo com o que era definido em cada município. “Conseguimos manter o atendimento aos clientes mesmo com as portas fechadas, graças a agilidade da Help! em disponibilizar ferramentas digitais que proporcionaram o atendimento remoto, o que foi fundamental nesse momento de pandemia”, afirma Schulz.

Mesmo com as dificuldades impostas pela Covid-19, o empreendedor conseguiu manter todos os colaboradores sem reduzir os salários e sem fechar nenhuma unidade. “Vamos sair dessa fase ainda mais fortalecidos e com muito aprendizado na bagagem, que poderemos usar em todos os momentos de nossas vidas pessoal ou profissional”, conclui.