O estado de São Paulo é considerado a região de maior faturamento do franchising brasileiro segundo a Pesquisa de Desempenho da ABF – Associação Brasileira de Franchising do 2º Trimestre de 2020 representando 33,86% do faturamento da Região Sudeste. São 61.387 unidades e 1.416 redes.
O Produto Interno Bruto (PIB) do estado atingiu, em 2019, R$ 2,38 trilhões, resultado 2,5% superior ao registrado em 2018. O setor de serviços teve alta de 3,3% e a indústria, de 1%. Os dados, divulgados em março de 2020, são da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada à Secretaria de Governo do estado de São Paulo. De acordo com o levantamento, a Região Metropolitana fechou o ano com PIB de R$ 1,28 trilhão, um crescimento de 3,5% em relação a 2018. A região registrou resultado positivo nos serviços (4,5%). No interior, as regiões de Campinas, com elevação de 2,5%, Sorocaba, com 3,5%, Franca, com alta de 3,3% e Itapeva, com 4% se destacaram.
A rede de franquias Acquazero, nascida em 2009 em São Paulo e hoje com sede da franqueadora em Belo Horizonte/MG, possui 110 unidades no estado, o que representa em torno 25% da rede. “São Paulo está em 21º lugar no ranking das maiores economias do mundo segundo dados do Banco Mundial, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fundação Seade. Sabemos que o Estado foi, e é, o principal motor do crescimento brasileiro e a Acquazero tem se desenvolvido muito bem no estado e visualizamos que ainda temos muito espaço para crescer. Muitas cidades potenciais, principalmente no interior, ainda não possuem uma unidade da rede”, conta Henrique Mol, diretor executivo da rede.
Só no mês de novembro foram inauguradas 6 unidades (São Paulo/SP, Santa Cruz das Palmeiras/SP, Jundiaí/SP, Ubatuba/SP, Perdizes/SP Santos/SP).
A Acquazero é uma rede de franquias especializada em Limpeza Ecológica e Estética Automotiva associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising), que oferece serviços automotivos, serviços para frotas, embarcações, aeronaves e serviços residenciais. São atendimentos que mantém os veículos e ambientes limpos e com o uso de produtos ecologicamente corretos que não agridem o meio ambiente.
“Temos como premissa oferecer soluções para limpeza, conservação e restauração, com qualidade, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Só em 2020 economizamos, pelo menos, 20 milhões de litros de água. Todas as unidades Acquazero contam com profissionais treinados constantemente para oferecer serviços de excelência”, salienta Mol.
Diferenciais que potencializam o negócio
Em 2018 a rede passou a fazer parte da holding Encontre Sua Franquia, a rede possui mais de 1000 unidades de franquias espalhadas por todo o Brasil.
De lá para cá, a rede que sempre teve a lavagem ecológica como carro-chefe, utilizando apenas 300 ml de água para a limpeza de um carro, agregou novos serviços automotivos que incluem enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, remoção de chuva ácida e muitos outros do catálogo, assim como os mesmo oferecidos para embarcações, aeronaves e motos.
Em 2020, com a oportunidade surgida com a pandemia, a rede iniciou o trabalho de limpeza residencial que oferece os serviços de limpeza em cadeira estofada e em couro; limpeza e impermeabilização em sofá, poltrona e tapete, além da limpeza em colchão. “Esse tipo de serviço está em constante crescimento nas nossas unidades com um crescimento de 20% a cada mês”, conta Mol.
O aplicativo da marca também potencializa o ganho do franqueado bem como a praticidade oferecida ao cliente. O usuário pode encontrar a unidade mais próxima e agendar os seus serviços, otimizando seu tempo e recebendo o atendimento em casa ou no trabalho.
“Para potencializar o crescimento da rede temos desenvolvido diversas ações que proporcionam mais visibilidade ao negócio como reestruturação do nosso site para dar maior visibilidade a estes serviços; atualização da nossa logo para maior abrangência da marca em seu nome; e fortalecimento das divulgações nas redes sociais para os novos serviços, principalmente os residenciais”, reforça o empresário.
Para todos os perfis
A franquia Acquazero oferece quatro modelos de negócios:
· Home office: que possibilita que o franqueado atue no modelo delivery indo até o cliente para realizar o atendimento. Esse modelo exige investimento de R$18 mil (incluso taxa de franquia + capital de giro + compra de equipamentos), com faturamento médio mensal estimado em R$12 mil e prazo de retorno do capital investido entre 3 a 6 meses.
· Standard: é o modelo de loja física para espaço entre 50m2 a 100m2. Neste modelo é necessário que o local conte com até três funcionários. O franqueado receberá todo suporte e identidade visual da marca para instalação. O investimento inicial é de R$75 mil (incluso taxa de franquia + taxa de instalação + capital de giro), com faturamento mensal de R$35 mil e prazo de retorno entre 6 a 18 meses.
· Prime: esse modelo requer um espaço maior de loja física, ideal entre 150m2 a 200m2, e a necessidade entre 6 a 10 colaboradores atuando dentro da unidade. O investimento é de R$121.320,00 (incluso taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação). O faturamento médio mensal é bem atrativo e pode chegar a R$70 mil, conforme o desempenho do franqueado. Tendo o prazo de retorno estimado entre 18 a 24 meses.
· Desenvolver do área: funciona como “o braço da franqueadora”, que possibilita o suporte a franquias de sua região, bem como na capacitação de novos franqueados. Conta com uma estrutura menor, mas com grande poder de rentabilidade. Neste modelo é necessário ter uma loja Standard ou Prime. O investimento inicial é de R$260 mil (incluso taxa de franquia + capital de giro). O faturamento médio mensal é de R$20 mil, com lucro de 70% sobre o faturamento. O prazo de retorno é estimado entre 12 a 24 meses.