O novo cenário gerado após o início da pandemia da Covid-19 fez com que empresas de pequeno e grande porte reformulassem a forma com que os serviços vinham até então sendo oferecidos aos seus clientes, e assim, aumentar a rentabilidade do negócio.
A franquia Acquazero, após 11 anos no mercado, decidiu expandir sua atividade para além dos serviços automotivos. A partir deste segundo semestre a franquia passa a atender também serviços home care, além de limpeza em aeronaves e embarcações.
“A Acquazero já é nacionalmente conhecida por ter excelência em serviços de estética automotiva. Optamos em agregar novos serviços para gerar novas oportunidades de rentabilidade ao franqueado e ter um leque maior de atividades. Com essa nova medida acreditamos gerar um aumento de 100% do faturamento da rede”, avalia Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero.
O executivo pontua ainda que a nova medida é destinada aos franqueados que atuam no modelo home office, bem como loja física, onde é possível realizar o atendimento delivery para o cuidado com o carro e nos serviços residenciais de limpeza de estofados.
Outra novidade lançada pela rede é a alteração do nome da marca que deixou de ser Acquazero Eco Car Wash e passou adotar como Acquazero Eco Wash.
Novos serviços
A partir de agora a Acquazero oferece serviços em limpeza em cadeira estofada e em couro; limpeza e impermeabilização em sofá, poltrona e tapete, além da limpeza em colchão.
As embarcações e aeronaves também passam a receber os cuidados de limpeza interna e externa.
Os franqueados continuarão trabalhando com os tradicionais serviços automotivos. São mais de 15 serviços como lavagem ecológica – carro chefe da marca; cristalização dos vidros; enceramento da lataria; limpeza do motor; higienização do ar-condicionado e o queridinho do momento: a oxi-sanitização, além de muitos outros.
De olho no mercado
Mesmo com a instabilidade do mercado financeiro alguns negócios cresceram durante a pandemia. É o caso dos serviços automotivos. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que esse setor foi o que mais cresceu no primeiro trimestre deste ano, com alta de 7,4%. A entidade atribui esse crescimento ao fato da necessidade de manutenção de veículos em muitas cidades.
Mol, que afirma que as vendas cresceram durante a pandemia, acredita que essa procura tende a permanecer nos próximos meses. “Muitos brasileiros estão aproveitando esse período para colocar “em ordem” a casa. Como é o caso da revisão nos veículos, limpeza do ambiente, já que estão ficando mais em casa por causa da pandemia”, diz o diretor executivo da Acquazero.
Franquia barata e lucrativa
A franquia Acquazero oferece quatro modelos de negócios:
· Home office: que possibilita que o franqueado atue no modelo delivery indo até o cliente para realizar o atendimento. Esse modelo exige investimento de R$18 mil (incluso taxa de franquia + capital de giro + compra de equipamentos), com faturamento médio mensal estimado em R$12 mil e prazo de retorno do capital investido entre 3 a 6 meses.
· Standard: é o modelo de loja física para espaço entre 50m2 a 100m2. Neste modelo é necessário que o local conte com até três funcionários. O franqueado receberá todo suporte e identidade visual da marca para instalação. O investimento inicial é de R$75 mil (incluso taxa de franquia + taxa de instalação + capital de giro), com faturamento mensal de R$35 mil e prazo de retorno entre 6 a 18 meses.
· Prime: esse modelo requer um espaço maior de loja física, ideal entre 150m2 a 200m2, e a necessidade entre 6 a 10 colaboradores atuando dentro da unidade. O investimento é de R$121.320,00 (incluso taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação). O faturamento médio mensal é bem atrativo e pode chegar a R$70 mil, conforme o desempenho do franqueado. Tendo o prazo de retorno estimado entre 18 a 24 meses.
· Desenvolver do área: funciona como “o braço da franqueadora”, que possibilita distribuir insumos para as franquias da sua região, bem como na capacitação de novos franqueados. Conta com uma estrutura menor, mas com grande poder de rentabilidade. Neste modelo é necessário ter uma loja Prime. O investimento inicial é de R$260 mil (incluso taxa de franquia + capital de giro). O faturamento médio mensal é de R$20 mil, com lucro de 70% sobre o faturamento. O prazo de retorno é estimado entre 12 a 24 meses.
Com o apelo ecologicamente correto usando apenas 300 ml de água na lavagem do veículo, a Acquazero conquistou franqueados em todos os cantos do Brasil e contabiliza 320 operações, distribuídas entre loja física e home office, se tornando a maior rede de estética automotiva do país.
“Um dos nossos pontos fortes é o suporte oferecido ao franqueado, que vai desde a implementação do empreendimento, ao auxílio na escolha do ponto; treinamento dos funcionários; consultoria pós-venda e assessoria de marketing. Tudo isso para que possamos ter um modelo ideal para quem busca rentabilidade atrelada à qualidade de vida. Além de tratar de um negócio com responsabilidade ecológica”, afirma Mol.
Primeira franquia automotiva a oferecer app próprio
A Acquazero conta ainda com aplicativo que leva o nome da marca. Essa nova ferramenta possibilita aumentar a demanda de atendimento do franqueado, aonde ele vai até o cliente no dia e hora agendada.
O aplicativo Acquazero é o primeiro criado por uma rede de franquia automotiva no mercado brasileiro. O objetivo principal é levar conveniência ao cliente e aumentar o faturamento do franqueado, responsável por prestar o serviço.
“Além disso, cresceu o número de pessoas em busca de serviços delivery após a pandemia. Oferecemos toda segurança e qualidade na prestação do atendimento e execução dos nossos serviços”, conclui o diretor executivo da Acquazero.