A data mais esperada do comércio está chegando e, neste ano, diante da retomada da economia e o crescimento significativo do empreendedorismo no país, a Acqio – fintech brasileira que atua como adquirente e desenvolve soluções de pagamento para pequenos e médios empreendedores – decidiu incentivar todos aqueles que procuram uma oportunidade para iniciar sua jornada empreendedora. Para isso, a empresa vai disponibilizar 60% de desconto na taxa de aquisição das franquias até o início de dezembro.
A falta de emprego formal no Brasil, intensificada no último ano, levou milhares de pessoas a buscarem o empreendedorismo para ter fonte de renda. Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, a taxa de empreendedorismo potencial, composta por cidadãos que não têm um negócio, mas pretendem abrir uma empresa em até três anos, teve um incremento de 75%, passando de 30% em 2019, para 53% em 2020. Além disso, pela primeira vez na pesquisa, ter uma empresa passou a ser o segundo maior sonho do brasileiro, perdendo apenas para o desejo de viajar.
“Depois da pandemia, milhões de brasileiros passaram a procurar por recolocação profissional ou decidiram investir em um negócio próprio. Com essa nova realidade, nós da Acqio decidimos oferecer uma oportunidade relevante em nosso Black November, para ajudar essas pessoas a conquistarem o sonho da jornada empreendedora, sem um valor de investimento abusivo e que cabe no bolso’, em um setor com grande expectativa de crescimento“, explica Felipe Valença, CEO da Acqio.
Segundo a Pesquisa de Desempenho do terceiro trimestre de 2021, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias tem demonstrado estabilidade, com um crescimento relevante comparado ao mesmo período de 2020, atingindo o índice do mesmo período de 2019 – antes da pandemia. No período, a ABF contabilizou mais de 3,5% de novas aberturas de franquias e grandes destaques no faturamento trimestral, principalmente nos segmentos de alimentação, moda e serviços, que apresentaram crescimento de 9,9%, 11,3% e 20,4% respectivamente, em relação ao quarter anterior.
O executivo reforça que, apesar da Acqio ser impactada com a pandemia em 2021, pois grande parte de seus clientes tiveram seus negócios afetados pelo lockdown, a partir do segundo semestre, o faturamento tem crescido mês após mês. “Para se ter uma ideia, entre o segundo e terceiro trimestres do ano, houve um acréscimo de 21% do faturamento”, finaliza Valença.
Além disso, o sistema de franquias da Acqio tem um investimento inicial de R$ 8 mil e modelo de atuação home-based, em que o franqueado pode trabalhar de casa e em visita aos clientes, bem como ter acesso a suporte comercial e cursos de introdução e capacitação em meios de pagamento. A fintech também possui um diferencial competitivo, que consiste na presença física de seus franqueados em capitais, regiões metropolitanas e interiores, atuando em mais de 2.500 municípios no país, além de uma forte agenda de capacitação e treinamento para esses representantes. Esses fatores ajudam a prestar um atendimento mais próximo, humano e de alta disponibilidade, em diferentes canais, como telefone, e-mail e WhatsApp.