O açaí não é conhecido como “Ouro Roxo” à toa. Seja pela sua riqueza nutricional ou de sabor, o fruto nativo da região amazônica conquistou não somente todo o território nacional como também vem expandindo seu sucesso para além das fronteiras.
Para se ter uma ideia, em 2023, no estado de São Paulo, o alimento entrou no top 10 dos itens mais pedidos por delivery, superando até mesmo a pizza, que não apareceu no ranking, conforme dados do iFood Brasil. E, com um crescimento de 15% ao ano, seu consumo gera mais de 40 milhões de reais em receita para o país, segundo a Embrapa, sendo uma fonte de renda para muitos empreendedores.
Desta forma, para quem pretende investir no setor de alimentação, o açaí acaba sendo um produto com alto retorno, visto que tem procura o ano inteiro. Outro ponto positivo é que não se trata de uma mercadoria trabalhosa, pois o preparo é rápido e prático. Além disso, para quem está iniciando no ramo dos negócios, apostar em uma unidade de franquia pode acelerar o processo, visto que uma marca consolidada já tem seus clientes fidelizados.
A Di Matteo Açaí é um exemplo de como o açaí é um fruto para colher sucesso. Fundada em 2020, no interior de São Paulo, em Jales, a empresa iniciou no Franchising em 2022. De lá para cá, a rede já conta com 31 unidades franqueadas.
O início de tudo
Henrique Claudio Machado, fundador da Di Matteo, é quem está por trás de todo desenvolvimento e consolidação da marca. Henrique começou a trabalhar aos 16 anos na Prefeitura Municipal, no setor de TI, mas sempre teve veia para o empreendedorismo. Foi assim que, aos 19 anos, conseguiu entrar no ramo dos negócios, com sua primeira empresa, uma operadora de Telecom IP.
A Di Matteo nasceu na paixão de Henrique pelo fruto, o que o levou a desenhar todo o projeto, desde o dia zero, até tornar a marca importante na cidade, com propósitos e essência bem definidos. Isso se traduz em oferecer um mix de experiência excepcional ao cliente, do atendimento a produtos diferenciados que unem sabor e qualidade.
O sucesso dos cremes exclusivos
Inovar no setor alimentício com um produto tão consolidado – e concorrido – como o Açaí não é fácil. Sendo assim, todo diferencial é válido, e no caso da Di Matteo, isso é creditado ao seu saboroso açaí com cupuaçu e aos cremes de receitas exclusivas como adicionais, com destaque para o creme de Pistache da marca.
O Creme de Pistache Premium Di Matteo é uma marca registrada da Di Matteo, com receita idealizada por Henrique e implementada ao cardápio da inauguração da unidade matriz, em 2020, o que o torna um pioneiro na oferta deste produto como um adicional para açaí. Trata-se de um segredo não revelado. “Quanto aos outros cremes exclusivos, foram desenvolvidos por meio de pesquisas e parcerias com grandes indústrias, receitas de família seguindo padrões e inspirações na gastronomia italiana, sempre visando a experiência de sabor inigualável ao nosso cliente”, relata Henrique, CEO da empresa.
Os demais sabores exclusivos de cremes da Di Matteo são: Creme Ninho Gourmet, Nutella Branca, Creme Waffer com Trufa Branca, Creme Cookies de Ninho e Iogurte Grecco. Hoje, estas receitas são compartilhadas com os franqueados da rede, que seguem à risca seus modos de preparo e, acima de tudo, utilizam apenas produtos de marcas homologadas.
Padrão de qualidade seguido à risca
A Di Matteo preza muito pela qualidade de seus produtos, por um serviço rápido e de excelência para entregar aos clientes uma experiência única no consumo de Açaí. “Por isso, nós utilizamos, em nossa produção e receitas exclusivas, apenas produtos de alta qualidade e marcas renomadas do mercado. Com isso, conseguimos nos destacar dos demais concorrentes, agindo sempre com transparência e respeito ao cliente.”
Para manter este nível de excelência, a Di Matteo aposta em uma metodologia de trabalho ao franqueado única no segmento. Ela consiste em uma operação bem treinada com produtos altamente padronizados tal como a padronização na produção e preparação do açaí para o cliente final, com o uso de balanças de precisão nas linhas de produção. Isso, além de garantir uma experiência com o mesmo padrão de qualidade, proporciona ao franqueado uma economia significativa, eliminando o desperdício de matéria prima.
Tudo isso é alinhado a um serviço rápido de montagem e entrega dos copos. “O cliente escolhe o tamanho do copo e os adicionais de sua preferência, e os copos são montados por nossos colaboradores”, explica Machado. Hoje, a rede atende com copos personalizados nos tamanhos de 300ml, 500ml e 700ml. Os clientes, ainda, podem contar com a praticidade e comodidade de fazer o pedido por delivery, pelo app próprio da Di Matteo ou iFood.
Por que se tornar um franqueado Di Matteo?
O mercado consumidor de açaí, como já vimos, está em constante expansão. Aliado a este crescimento, temos o mercado de franquias, que cresceu mais de 13% no ano de 2023, com um faturamento que supera R$62 bilhões, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Nesse, o setor de Alimentação foi um dos que apresentou a maior expansão, com crescimento de 17,5%.
A Di Matteo foi formatada como franqueadora para replicar seu modelo de negócio por meio de franqueados capacitados e treinados constantemente, visando fidelizar clientes e se tornar uma potência no aquecido mercado de alimentação. Em apenas dois anos no franchising, ela acumula 18 unidades (contando com a matriz) distribuídas pelos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. E não para por aí. A rede está com 14 unidades vendidas em processo de implementação. A projeção para este ano é um faturamento de, aproximadamente, R$ 13 milhões.
O modelo de negócio que a Di Matteo trabalha é o de loja de rua, que exige uma área de, no mínimo, 50m², e um valor total de investimento inicial de R$140 mil (taxa de franquia, capital de giro e instalação). Atualmente, a rede está concentrada em uma expansão em espiral, partindo da região noroeste do Estado de São Paulo, mas não descarta a possibilidade de uma internacionalização da marca, em vista do crescente interesse pelo açaí no mercado internacional.
Quanto aos planos futuros a curto prazo, a rede já adianta que está trabalhando no lançamento do Gelato de Pistache e Granelato de Pistache. Os novos produtos também incluem tapiocas, e adivinhe só o sabor exclusivo? Pistache, claro!