Açaiteria arriscou ao abrir em meio à fase crítica na pandemia e hoje fatura R$14 milhões

A Di Matteo Açaí foi inaugurada no ápice da pandemia, mas, com diferenciais no atendimento e produtos, rapidamente se consolidou e expandiu para o franchising

A pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes para o setor de alimentação. No entanto, o que foi o motivo de falência para muitas empresas, para outras, que inovaram no mercado e na forma de atender, serviu como um cenário promissor para empreender.

Durante a pandemia (entre 2020 e 2022), o número de novas empresas no país cresceu 25,3%, na comparação com os três anos que antecederam a Covid-19 (entre 2017 e 2019). Os dados são do governo federal, e foram levantados pela plataforma Yooga.

A Di Matteo Açaí se enquadra nesta situação. Em agosto de 2020, enquanto a crise sanitária assolava o Brasil, a franquia de açaí surgiu com uma proposta já pensada para o “novo normal” que a pandemia instaurou. A matriz, que nasceu em Jales, interior de São Paulo, não só resistiu aos ventos contrários como também se expandiu de forma impressionante, conquistando o mercado e estabelecendo-se como uma referência em qualidade e inovação.

O desafio de iniciar em tempos de crise

Henrique Machado, CEO e fundador da marca, reconhece que a decisão de lançar a Di Matteo Açaí durante o auge da pandemia foi audaciosa e repleta de riscos, mas era algo que ele estava disposto a assumir. “Visto que no setor de alimentação, independentemente da situação, sempre haverá consumo, sempre pensando a curto, médio e longo prazo, mantive a decisão de abrir uma loja de Açaí, mesmo ouvindo opiniões negativas de pessoas que tenho como consultores e amigos.”

Este desejo foi impulsionado pela paixão pelo açaí, como consumidor, aliada à vontade de empreender no segmento de food service. Mas Henrique sabia que para fazer o negócio dar certo, a proposta teria que ser diferenciada: “então tive um pensamento e visão de um formato de loja, com planejamento para o atual cenário de pandemia, fortalecendo o Delivery e o Take Away (cliente pede e passa para pegar)”.

Decidido a fazer dar certo, Machado definiu o nome, a ideia para a logomarca e qual seria o posicionamento tal como o atendimento da marca. Para isso, se dedicou meses fazendo testes dos produtos, como polpas, receitas de açaí e de cremes, prezando sempre pela qualidade. “Outra etapa importante antes do início foi fazer testes às cegas dos produtos, fiz com amigos, familiares, colaboradores de outras empresas”, relata.

O delivery como aliado

Durante a fase crítica da pandemia, a Di Matteo Açaí funcionou sem atendimento presencial, adaptando-se rapidamente às novas exigências. Para isso, investiu em estratégias eficazes de delivery, maximizando a eficiência no atendimento ao cliente. “O Delivery já estava bem definido, permitindo que o atendimento ao cliente acontecesse, e sabia que se fosse validado nesse cenário difícil, após, isso a marca seria sucesso.”

Sendo assim, esta modalidade não apenas garantiu a continuidade do negócio, mas também fortaleceu a marca para o futuro, e ainda hoje segue sendo muito importante para a Di Matteo, representando quase 54% de seu faturamento. O delivery é fundamental para a rede especialmente durante os dias úteis da semana, quando há muitos pedidos em escritórios, clínicas, empresas de modo geral e pessoas que estão trabalhando.

A consolidação da marca e expansão para franquias

Desde o início, a Di Matteo Açaí se destacou pela inovação em seu cardápio, com cremes de receitas exclusivas, como o Creme de Pistache Premium Di Matteo. Na época, o pistache – um produto nobre – não estava tão presente em nossa culinária, e a marca foi pioneira ao incluí-lo como acompanhamento de açaí. Henrique reconhece o papel deste creme na conquista dos clientes.

“Temos certeza de que devido ao sabor e a qualidade da receita exclusiva do nosso Pistache, conquistamos e fidelizamos muitos clientes rapidamente. De lá para cá, o sucesso se consolidou, e hoje é um produto em ascensão no mercado, e para a Di Matteo, o principal complemento, que ajuda a conquistar novos clientes todos os meses.” Outros acompanhamentos incluem Creme de Nutella Zero, Nutella Branca e Ninho Gourmet.

Com esta inovação no cardápio e estratégias de marketing bem estruturadas, não demorou para que a Di Matteo se consolidasse em seu segmento. Estas ações envolviam campanhas em redes sociais, rádio, panfletagem e parcerias com pessoas influentes. “Simulando a operação de um dia normal, enviamos copos para influencers, colaboradores e outras pessoas, que acabaram postando nas suas redes sociais, e rapidamente, criaram uma grande expectativa e o comentário entre as pessoas, organicamente.”

Já no primeiro mês, o faturamento da Di Matteo Açaí ultrapassou R$87 mil. “A consolidação da marca veio pela experiência que o cliente sempre tem ao acessar uma unidade Di Matteo, produtos de extrema qualidade, cremes deliciosos e um atendimento de excelência, com uso de tecnologias como App próprio, para otimizar e agilizar o processo.” Não demorou muito e, logo, surgiu uma demanda para expandir a marca pelo formato de franquia.

A entrada para o franchising aconteceu em 2022. “No início, as primeiras unidades negociadas foram para clientes da loja, que já conhecia o produto, conceito, eram consumidores da marca”, conta o CEO da Di Matteo. Em apenas dois anos, a rede conta com 31 unidades franqueadas pelo Brasil, com um faturamento anual que ultrapassa os R$13 milhões e que deve alcançar os R$15 milhões até o final deste ano.