Com um faturamento de 60 milhões de reais em 2024, a franquia Açaí Formosa projeta um crescimento de 15% para 2025, impulsionado por um plano de expansão estratégica. Atualmente, a rede opera 126 unidades no estado de São Paulo, onde comercializa cerca de 80 toneladas de açaí por mês. A meta para 2025 é inaugurar uma loja por mês, encerrando o ano com 138 unidades.
A expansão se concentra no interior do estado de São Paulo, com destaque para a instalação de um centro de distribuição em São José do Rio Preto. Isso permitirá atender cidades como Mirassol, Ribeirão Preto, Olímpia e Presidente Prudente entre outras. Após consolidar sua presença no estado, a rede pretende explorar novos mercados em outras regiões do país.
Fundada em 2012 e com entrada no franchising em janeiro de 2022, a franquia aposta em um modelo de negócio acessível. A marca oferece dois formatos de operação, lojas físicas e containers, com investimento inicial a partir de 60 mil reais, retorno estimado em 12 meses e lucratividade de 25%. O faturamento médio mensal das unidades varia entre 40 e 50 mil reais.
A origem dos ingredientes é um diferencial importante para a rede, que mantém o açaí completo vindo de Belém, garantindo a segurança e o frescor do produto. “Recebemos a polpa congelada para garantir a qualidade e frescor do produto e, nas lojas, é preparada a receita exclusiva já conhecida pelos clientes”, explica Rodrigo Santana, gerente de expansão da marca.
O cardápio do Açaí Formosa inclui mais de 20 sabores de cremes e frozens, o que amplia o público-alvo e reforça a competitividade da marca. Além disso, a rede se destaca por oferecer suporte completo aos franqueados e manter uma operação financeiramente viável, com taxas de royalties de 5% do faturamento ou 1.500 reais para unidades que faturam até 30 mil reais. A taxa de publicidade fixa é de 250 reais mensais.
“Oferecemos um baixo custo de investimento, não cobramos taxa de franquia, com o investimento inicial sendo integral na unidade. A qualidade do produto é muito importante de se destacar como nosso principal atrativo. Trabalhamos com produtos preparados apenas com a fruta e além do açaí temos o frozen e cremes com esse diferencial que nos destaca no segmento de alimentos saudáveis”, finaliza Santana.