Se as pessoas pararem para analisar, a cada 3 quilômetros, em média, é possível identificar a palavra açaí em algum tipo de comércio ou produto, seja no shake, como creme de sobremesa, no café ou energético. Do apelo saudável ao gastronômico. O Brasil é o maior produtor mundial de açaí, com mais de 90% da produção no Pará e na última década aumentou sua presença no mercado em 15.000% de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
Há seis anos, quando a primeira loja da The Best Açaí foi criada, o consumo era mais restrito e o mercado mais caseiro. O que mudou de lá pra cá foi a profissionalização do negócio e a vinda de uma geração inserida no contexto de consumo do fruto, principalmente a Alpha, nascidos a partir de 2010, que pedem aos pais para consumirem especificamente o açaí.
Em 2023 a The Best Açaí deu um salto exponencial de 215 lojas (2022) para 340 abertas e 500 unidades vendidas se consolidando como a maior marca de açaí e sorvete no modelo self-service. Esse número é acompanhado por um mercado em ascensão em se tratando de rentabilidade e público consumidor. Para 2024 o boom deve permanecer, mas em um cenário aliado ao customer experience (CX).
Açaí tech
Quando falamos em geração Alpha, consideramos o ambiente descontraído e tecnológico como berço dessa galera. Tudo que eles consomem precisa ser instagramável e estar conectado. Precisamos guiar a experiência de consumo dentro dessa realidade. Atualmente a The Best Açaí tem o maior Instagram de açaí do mundo, com mais de 500 mil seguidores. Nos comunicamos diariamente por lá. Além disso, quando lançamos o APP, em 2023, no Dia do Açaí, tivemos mais de 100 mil usuários cadastrados. Em 2025 serão aproximadamente 2,5 bilhões de Gen A no mundo e conversar com esse público, dentro e fora do digital, em um cenário que o açaí já é protagonista é decisivo para o mercado.
Qualidade e liberdade de escolha
Se antes a personalização dos produtos se destacava, atualmente as pessoas buscam por liberdade em diferentes esferas da vida. Desde o trabalho até a escolha daquilo que irá consumir, por necessidade ou entretenimento, o público busca por diversidade e funcionalidade. Os e-commerces saem na frente neste sentido e o desafio se torna maior no ponto de venda. Trazendo como exemplo a realidade da The Best Açaí, consideramos este um fator de diferenciação para o consumo e fidelização dos clientes. São 12 sabores de açaí, 24 sabores de sorvetes ou linha de sorbet, e aproximadamente 40 acompanhamentos. Eles podem vir mais de 100 vezes na mesma loja e provar composições como desejarem com a mesma qualidade.
Açaí como negócio e mercado de franquias
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de açaí apresentaram um crescimento de 200% e, complementar ao dado, a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) avaliou que o brasileiro vem consumindo mais sorvete nos últimos anos, cerca de 5,4 litros/ano, contudo nos Estados Unidos é de 20,8 litros/ano. Isso se deve a qualidade que, com certeza, foi elevada, tanto de produtos quanto de serviços. A sazonalidade, muito atribuída as condições climáticas principalmente do Sudeste para baixo do país, também tem diminuído e hoje a indulgência é consumida ao longo de todo o ano, mesmo em períodos mais frios. Em 2023 a The Best Açaí atingiu o pico histórico de vendas com R$ 2,8 milhões em um único dia de calor. Considerando um ticket médio de R$ 17,00, é de fato muita gente consumindo açaí e sorvete. Um dos nossos franqueados, inclusive, atingiu o faturamento anual de R$ 2,6 milhões com uma única franquia. Com a margem de lucro da rede que gira em torno de 20 a 25% e uma operação tranquila de se operar, se torna uma oportunidade muito rentável e o timing de mercado é agora.
O que avaliar antes de entrar no mercado
Empreender do zero ou com franquias exige alguns cuidados. Quando abri a primeira loja da The Best Açaí era recém formado e não entendia nada do setor. Se eu pudesse aconselhar alguém que está vindo de fora, de outro segmento, seria primeiro estudar sobre o negócio. O varejo de açaí e sorvete tem se destacado no mercado brasileiro, mas isso também significa que a concorrência é grande. Criar algo 100% novo é muito difícil, então foque em se diferenciar do que já existe. Ser franqueado de uma rede exige um perfil que deseja ter seu próprio negócio, mas que também aceita implementar um modelo pronto, com uma expertise de todo um time que já entende os pontos fortes e fracos do modelo de negócio. Mesmo assim, também é algo que demanda atenção como qualquer comércio. Se engana quem acha que é simples comprar uma franquia e deixar que ela rentabilize sozinha. Pode ser que dê certo, sim, mas na The Best Açaí as lojas que estão no topo de faturamento tem um olhar muito cuidadoso do franqueado. Por fim, antes de comprar qualquer franquia, vale a pena conversar com quem já faz parte da rede de franqueados. Ninguém melhor para trazer a realidade da operação e se os números são de fato verdadeiros.