Fundada em 2012, em Jundiaí, interior de São Paulo, o Açaí da Cidade é uma rede de franquias de açaí que foca em encantar os seus clientes por meio da experiência de consumo. Com um valor acessível para os seus produtos, suas unidades oferecem tanto pedidos prontos quanto a opção de self-service – para aqueles que desejam personalizar o seu açaí. Além disso, suas franquias disponibilizam de um espaço pet, kids e até vagas internas exclusivas para bicicletas. Com unidades que possuem um faturamento médio de R$ 50 mil ao mês, em 2021, a rede faturou R$ 7 milhões e vendeu 120 toneladas de açaí. Atualmente, a franqueadora mira a região da Grande São Paulo para expansão.
“Cidades como Guarulhos, Embu, Taboão da Serra, Osasco, Suzano, São Bernardo, São Caetano e Santo André são interessantes para o Açaí da Cidade. Antes de entrar no franchising, nós fizemos um teste rigoroso do nosso modelo de negócio e comprovamos que ele funciona. A ideia é levar aos nossos franqueados um investimento lucrativo. Nosso açaí vem direto da Amazônia e isso reforça ainda mais o seu sabor. O espaço kids das nossas franquias contam com brinquedos – como escorregador,cama elástica e piscina de bolinhas. Dessa maneira, os pais podem saborear o seu açaí tranquilos. Além disso, somos também pet friendlys. A vaga interna para bicicletas permite que o ciclista saboreie nossos produtos sem pressa alguma. Mais do que um local para tomar um delicioso açaí, nossa ideia é oferecer uma experiência. Um espaço aconchegante para que a pessoa possa relaxar e viver bons momentos, seja sozinha ou com quem gosta de ter por perto”, comenta Lucas Vanni, cofundador do Açaí da Cidade.
Em 2020, a rede passou por uma grande reformulação. Devido ao isolamento social, a franqueadora teve que se reinventar e abriu espaço para o delivery. Hoje, com presença marcada nas principais plataformas de delivery e um app próprio, mais de 50% das vendas do Açaí da Cidade são por entrega. Somente na unidade de Jundiaí, o faturamento por esse canal de venda chega a R$ 120 mil por mês.
“O açaí representa a saúde e também a sustentabilidade, sendo assim, somos também uma marca sustentável. Nossas tigelas são de madeira de reflorestamento e evitamos ao máximo o desperdício, ou seja, se o açaí não está na consistência de fazer para servir, fazemos vitaminas e sucos. Aliás, fora o açaí também possuímos sorvetes de diferentes sabores, como cupuaçu, pitaya, chocolate belga, creme de tapioca, iogurte com amarena. Conforto e qualidade. É esse know how que queremos oferecer aos nossos franqueados”, finaliza o empresário.
Com 22 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo, o Açaí da Cidade prevê a abertura de mais 10 franquias até o final de 2022. O investimento inicial para a franquia é de R$ 135 mil com previsão média de retorno de 12 meses.