Abrir franquia com o parceiro dá certo? Na Dr. Shape de Rio do Sul, dois casais se unem para fazer o negócio prosperar

Os casais se juntaram para abrir a loja e apostam nas qualificações de cada um para formar um excelente time

Será que dá certo um casal trabalhar junto, numa franquia? Como fica a relação, há muito desgaste? E se dois casais forem sócios? O que será que acontece, então, se essas quatro pessoas forem todas parentes? Já que o Dia dos Namorados se aproxima, a Dr. Shape, maior franqueadora de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina, decidiu contar a história de seus franqueados de Rio do Sul (SC), que investiram numa unidade franqueada e a estão administrando em sociedade em dois casais.

“É uma grande família”, diz Fernando Renato Metzger que, com a esposa, Danusa Daniela Ribeiro, associou-se ao casal Dalton Davi Ribeiro e Isabel Fabiana da Cunha Ribeiro, seus cunhados, para abrir a franquia. “Desde que decidimos investir na franquia, temos debatido muitas ideias. É claro que temos opiniões divergentes, mas conseguimos resolver tudo com muita conversa. Pelo menos uma vez por semana, nos reunimos, presencialmente ou por vídeo chamada, para falar sobre a loja. Sempre encontramos as melhores soluções, porque temos muita vontade de dar certo”, diz Metzger.

A esposa dele, Danusa, é irmã de Dalton. Hoje, muito mais do que cunhados, eles se consideram irmãos. “A loja nos fez ter um casamento entre quatro pessoas”, eles brincam.

A Dr. Shape de Rio do Sul tem 50 m2 e será inaugurada no comecinho de junho – pertinho do Dia dos Namorados. A sócia-operadora é Danusa, esposa de Fernando, é quem estará no dia a dia da loja, atuando com os clientes e na gerência da franquia. Os outros três sócios mantiveram seus empregos e atuarão na franquia de forma mais estratégica, com as parcerias e cuidando da área financeira, por exemplo. E, para que o grupo consiga ter sucesso, eles exploram muito bem as qualidades de cada um.

Fernando é projetista mecânico e Dalton atua na área de contabilidade. Nos empregos atuais, eles exercem o cargo de gerência e levam essa experiência para atuar na administração da unidade. Já Isabel, que também é formada em Ciências Contábeis, fica responsável pela retaguarda da loja.

“Não é porque ela é minha esposa, mas a Danusa é uma excelente profissional. Ela sabe atender muito bem o público e eu sei que isso fará uma grande diferença na nossa loja. Então, com o mix das nossas habilidades, eu acredito que a gente forme um time muito bom. E sei que isso contribuirá bastante para o nosso sucesso”, ressalta Fernando.

E fora do âmbito profissional, o relacionamento entre os casais também é bem próximo. Fernando conta que Dalton e Isabel se tornaram uma segunda família para ele e que todos os finais de semana eles costumam unir as duas famílias nos momentos de lazer.

O apoio entre os casais já foi notado antes mesmo de se tornarem franqueados. Isso porque foi Dalton quem buscou pela Dr. Shape para se tornar um franqueado. Danusa e Fernando logo decidiram oferecer uma parceria para que eles pudessem concretizar o desejo de ter um negócio próprio.

Agora, eles já pensam em estabilizar a unidade dentro dos próximos dois anos e, futuramente, pensam em abrir, pelo menos, mais uma loja, no litoral de Santa Catarina.

“A nossa ideia, como franqueadora, é propiciar o crescimento de nossos franqueados. Já temos, na rede, empreendedores com duas e até três lojas, que investem na marca pela oportunidade de crescimento. E é justamente o que queremos: multifranqueados de sucesso, com alta lucratividade e uma relação de ganhos mútuos com a marca. Assim, temos a certeza de um trabalho bem feito e da realização conjunta, da franqueadora e de sua rede franqueada”, finaliza Felipe Kalaes, sócio-franqueador da Dr. Shape.