ABF Franchising Expo 2024: Grupo Ultra aposta em franquia para cidades pequenas e negócios para quem quer diversificar investimento

O Grupo Ultra – holding especializada em franquias de academia e estúdios de fitness – apresentou duas novas oportunidades de franquia para quem quer entrar no mundo do franchising, na ABF Franchising Expo, realizada entre os dias 26 e 29 de junho, no Expo Center Norte em São Paulo, pela Associação Brasileira de Franchising.

Com foco na sua expansão para o interior, a rede, que faturou R$ 96 milhões nos últimos 12 meses e tem a expectativa de fechar 2024 com a cifra de R$ 120 milhões, levará o modelo de negócio para empreendedores que desejam abrir uma de suas unidades em cidades com até 100 mil habitantes.

Foco no interior

“Identificamos demanda e resolvemos focar na interiorização. Essas academias exigem investimento menor e temos como foco empresários regionais. Na capital de São Paulo, por exemplo, o custo gira entre R$ 3 e R$ 4 milhões. Para uma cidade menor, conseguimos abrir uma unidade com aporte entre R$ 1,5 e R$ 2 milhões”, diz Marcel Gandra, sócio-diretor do Grupo Ultra. O investimento inclui capital de giro, obra, equipamento e marketing inaugural.

Gandra conta que o interesse pela expansão para o interior veio no pós-pandemia. “As pessoas querem ficar mais perto de casa e consumir produtos e serviços da própria cidade.”

Sócio-investidor

A outra oportunidade que o Grupo Ultra levará para a feira é para investidores que querem entrar para o franchising, mas não desejam estar à frente do negócio.

“São empresários que querem diversificar seus investimentos, mas não desejam estar no dia a dia de um negócio. Temos oportunidades para entrar na rede como sócio-investidor, com aporte a partir de R$ 500 mil.”

Segundo Gandra, os dois modelos estão disponíveis para cidades de todos os Estados. “Já temos alguns municípios no Sul, Sudeste e Centro-oeste no radar, regiões onde estamos mais presentes, e começamos a selecionar franqueados para o Norte e Nordeste do país. Acreditamos que a dinâmica em cidades menores funciona bem quando o empresário tem familiaridade com a população e costumes locais.”

Rede projeta 150 contratos assinados até o fim do ano

Atualmente, a rede tem mais de 100 contratos assinados, sendo mais de 40 já em operação em 12 estados do país. Até o fim do ano, a previsão é de chegar a 150 contratos e 60 unidades em operação.

Em julho, o Grupo Ultra vai inaugurar as suas primeiras unidades no Nordeste: Vitória da Conquista (BA) e Natal (RN).

“Passamos por todo o processo de maturação do negócio, exigido pela ABF. Iniciamos com uma unidade própria para testar e maturar todos os modelos de negócio e diferenciais que queríamos implantar e, somente depois disso, começamos a franquear.”

A boa gestão e desempenho da rede resultou, neste ano, no recebimento do Selo de Excelência da ABF. É a chancela anual concedida pela associação como reconhecimento à qualidade e à excelência das empresas que atuam como franqueadoras.

É a segunda vez que o grupo participa da ABF Franchising Expo. No ano passado, na sua estreia, a rede teve quatro contratos assinados. “Com o Selo de Excelência, nossa meta é dobrar este número em 2024.”

5 marcas com distintos modelos de academia

O Grupo Ultra é detentor de cinco marcas de academias e estúdios: Ultra Academia, Spider Kick, BYD, Ride State e The Flame e tem em seu portfólio modelos de academia completa, que inclui natação, e estúdios de hiit, bike, pilates, yoga e dança. O franqueado pode escolher entre as opções de studio ou big gym, dependendo da sua capacidade de investimento e da região desejada.

“Nosso diferencial é permitir ao franqueado incrementar sua academia conforme o gosto do cliente. As academias não têm catraca e o cliente é livre para escolher qual pacote, que vai de R$ 100 a R$ 300, ele deseja pagar”, conta Gandra.