No universo das relações de trabalho, o registro de ponto é um aliado fundamental tanto para empresas quanto para colaboradores. Este sistema, destinado a contabilizar as horas efetivamente trabalhadas, desempenha um papel crucial na gestão de recursos humanos e nas disputas judiciais trabalhistas.
Ao implementar um controle de ponto eficiente, as empresas reduzem significativamente os erros na folha de pagamento, eliminam custos indevidos em decorrência de erros e fornecem respaldo jurídico em caso de ações trabalhistas futuras.
“O Artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho estipula que estabelecimentos com mais de 20 funcionários devem registrar os horários de entrada e saída dos colaboradores. Essa regulamentação abrange empresas de todos os portes e segmentos, garantindo a observância dos direitos trabalhistas”, pontua Jungles Wegher – CEO da Iopoint, rede de franquias de registro e controle de ponto de funcionários.
Além de cumprir exigências legais, o controle de ponto permite uma gestão eficiente do tempo de trabalho. Ao visualizar a frequência dos colaboradores, as empresas podem identificar atrasos, faltas e horas extras, subsidiando a tomada de decisões e a implementação de ações para otimizar o desempenho organizacional.
Segundo levantamento realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), no primeiro semestre de 2023, o tema mais recorrente em processos trabalhistas foi o pagamento de horas extras. Ao todo, no ano passado, foram acumuladas 347.664 ações.
“Um sistema eficiente de controle de ponto, permite aos empresários uma amplitude de visão, possibilitando uma gestão completa e simplificada. Facilitar a comunicação do departamento pessoal com os colaboradores e simplificar a forma como a CLT e as demais legislações complementares são vistas em relação à jornada de trabalho, com reconhecimento facial e técnicas antifraudes é o que o empresário precisa para se resguardar de possíveis demandas trabalhista”, esclarece Wegher.
A Iopoint desenvolveu um aplicativo em que a jornada de trabalho é registrada. Para o funcionário, é fácil e intuitivo, não demandando instruções ou treinamentos complexos, já para a organização é completo, eficiente e de fácil operação.
“O controle de ponto não é apenas uma exigência legal, mas uma ferramenta essencial para a gestão eficiente de recursos humanos e a prevenção de questões trabalhistas. Com a implementação de sistemas de registro de ponto modernos e eficientes, as empresas podem assegurar a transparência e conformidade com a lei vigente, resultando em um ambiente de trabalho mais justo e produtivo para todos os envolvidos”, conclui Wegher.