A franquia da onda

A Quiksilver é uma empresa australiana com sede em Huntington Beach E filiais em todo o mundo que produz equipamentos, acessórios e roupas desportivas. Isso inclui surfe, skate, esqui e snowboard.

No Brasil, a marca está reunida com mais duas sob o nome de Boardriders, inc., e inclui Roxy e DC Shoes.  

Para saber mais, leia a seguir, nossa conversa com Caroline Honorato de Castro Silva, Franchise Manager da Boardriders.

Mapa das Franquias: Quem são os principais concorrentes e como a Quiksilver se destaca no mercado?

Caroline Honorato de Castro Silva: Diretos: lojas do segmento Surf e Skate e Moda Praia (Billabong, Vans, Element, Rip Curl, multimarcas surf wear, Osklen, Farm, etc)

Mapa das Franquias: A marca é voltada para a surfwear. As cidades com praia são preferenciais na escolha do ponto?

Caroline Honorato de Castro Silva: Não, a cidade independe de ter ou não praia, uma vez que quem compra se inspira no lifestyle ou em moda praia.

“Tem que ser surfista?”

Mapa das Franquias: Qual o perfil desejável dos franqueados? É preciso falar a “língua” do público, ligado a esportes?

Caroline Honorato de Castro Silva: Capacidade de empreender, ter compromisso e dedicar parte do seu tempo em vivenciar e gerir não só a resultância do negócio, entender ou ter vontade de entender de varejo, aberto ao aprendizado. Falar a língua ou ser fã da marca é um Plus.

Mapa das Franquias: Como o franqueado é treinado? Onde são realizados os treinamentos? O franqueado precisa arcar com o custo de deslocamento?

Caroline Honorato de Castro Silva: Treinamento inicial realizado na matriz. Ao se tornar franqueado, recebe treinamento de gestão, operação, gerencial de vendas. Semestralmente a equipe recebe treinamento de novas coleções. O franqueado arca com os custos de seu deslocamento pra vir a SP.

Mapa das Franquias: E como o franqueado é acompanhado/orientado no dia a dia? Visitas periódicas, Whatsapp, intranet, outros?

Caroline Honorato de Castro Silva: O franqueado recebe acompanhamentos semanais do Consultor de campo, visitas mensais e tem contato diário sempre que se faz necessário.

Mapa das Franquias: Qual o papel do consultor de campo da marca e como ele pode ajudar o franqueado?

Caroline Honorato de Castro Silva: O papel do consultor é apoiar o franqueado a maximizar seus resultados de vendas, trazendo ideias e boas práticas de outras lojas, montando plano de ação, acompanhando a implementação do que foi acordado nas visitas, também manter o padrão visual e de comunicação das lojas ao guide da marca.

Mapa das Franquias: Quais os formatos disponíveis de loja e qual o investimento em cada tipo de loja?

Caroline Honorato de Castro Silva: TRIBRAND (As 3 marcas). Investimento médio inicial, fora estoque e capital de giro, de R$320mil.