A experiência para além do sabor: cafeteria aposta em espaços instagramáveis para fidelizar o consumidor

Espaços ambientados e com design atraente se tornam diferenciais para o sucesso de cafeterias no país

Foto Rodrigo Dantas

Nos últimos anos, o Brasil tem presenciado uma transformação no cenário das cafeterias, que estão se reinventando para atender um público cada vez mais exigente e conectado. O país possui mais de 165 milhões de usuários de redes sociais, o que representa 77% da população total, segundo dados do relatório Digital 2023: Brazil, da DataReportal. O levantamento também mostra que o Instagram, em particular, é uma das plataformas mais populares entre os brasileiros, com cerca de 122 milhões de usuários.

A tendência das cafeterias instagramáveis – locais que investem em design inovador, ambientes fotogênicos e experiências visuais únicas – está ganhando força e se destacando como um diferencial competitivo no mercado. Com o slogan ‘Café especial para pessoas especiais’, a Mais1.Café, rede de franquias de cafeterias, aderiu a essa tendência e, além do café de qualidade, oferece uma experiência completa que começa com o visual. Com um projeto arquitetônico exclusivo para cada unidade, que explora as potencialidades de cada prédio, as paredes ganham destaque no ambiente, com iluminação cuidadosamente planejada, e elementos decorativos personalizados, que criam cenários perfeitos para fotos que rapidamente se tornam virais nas redes sociais, atraindo uma nova geração de consumidores.

“Cafeterias que investem em ambientes instagramáveis não só atraem mais clientes, como também conseguem fidelizar um público que busca viver experiências únicas e memoráveis. Tão importante quanto a qualidade do café, o nosso copo tem um design diferenciado e cores chamativas, que ajudam a instigar uma fotografia e, consequentemente, um post. Outro cuidado é a personalização, escrever o nome do cliente e uma frase carinhosa, faz toda a diferença”, afirma Gare Marques, cofundador e diretor de marketing da Mais1.Café.

Mas o executivo alerta para outro aspecto, de que não adianta oferecer um ambiente incrível e um copo atrativo se o produto não for convidativo, tanto em sabor quanto na aparência. “Somos uma marca descolada e inovadora, é por isso que entregamos uma proposta competitiva em todas as frentes, inclusive com um cardápio saboroso e repleto de parcerias de sucesso, com marcas como Nestlé, Nutella®, Ovomaltine® e Catupiry®. A nossa intenção é a de que os nossos clientes se sintam acolhidos com tudo o que é ofertado, para promover o máximo de conforto ao compartilhar tudo isso com os seus seguidores, de forma até espontânea”, revela Marques.

O avanço das cafeterias instagramáveis no Brasil evidencia uma mudança no comportamento dos consumidores, que agora valorizam a estética e a experiência tanto quanto o produto. A receita de sucesso da Mais1.Café está refletida em suas centenas de unidades espalhadas por 26 estados brasileiros, que atendem por dia mais de 20.000 clientes, ou melhor, amantes da marca. Ao investir em uma unidade da Mais1.Café, o empreendedor também investe no que pode ser a chave para se destacar em um mercado competitivo e em constante evolução, com modelos de negócios que vão de R$ 210 mil a R$ 260 mil, que chegam ao faturamento médio mensal de R$ 40 mil a R$ 60 mil, e prazo de retorno a partir de 18 meses.