5àsec troca sacolas tradicionais por solução inédita no Brasil desenvolvida pela ERT

Maior rede de lavanderias do País investe cada vez mais em soluções sustentáveis

A substituição de embalagens plásticas fósseis por materiais recicláveis e compostáveis vem sendo adotada por empresas de vários setores. Um grande exemplo nacional está sendo protagonizado pela rede de franquia de lavanderias 5àsec, a maior do segmento e que possui mais de 530 pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Desde o mês de junho, a marca será pioneira na substituição de suas sacolas por alternativas 100% compostáveis. Feitas à base de cana-de-açúcar com matéria-prima da Earth Renewable Techonologies (ERT), primeira fabricante de bioplásticos compostáveis do País, serão produzidas pela Baviplast.

“Ao final do ciclo de vida, as sacolas compostáveis retornam para a natureza em forma de adubo”, pontua Paulo Melro, responsável pelo projeto dentro da ERT. “A proposta da 5àsec é substituir todos os plásticos de fonte fóssil por compostáveis e renováveis, retirando até 200 toneladas por ano de lixo plástico do meio ambiente”, salienta.

Reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente, a 5àsec reforça seu posicionamento e seu compromisso com a sustentabilidade, com foco na redução de emissores prejudiciais ao meio ambiente. Integram ainda às ações da rede a utilização de cabides reciclados e o plantio de 4 mil mudas para a recuperação das nascentes da bacia do Rio São Francisco com o Projeto Plantar.

Recentemente, a empresa recebeu o prêmio ABF Destaque em Sustentabilidade, que visa evidenciar iniciativas que protegem o planeta. “A conquista do prêmio ABF na categoria Mega como a franquia mais sustentável por conta das suas estratégias sustentáveis, dentre elas, a substituição das embalagens plásticas convencionais por compostáveis, chancela a parceria com a ERT”, acentua Melro. “Com a parceria, a 5àsec mostra a seus clientes um diferencial no segmento”, frisa.

De acordo com Fábio Roth, CEO Brasil da 5àsec, a marca promove diferentes ações que fazem parte do projeto interno da 5àsec chamado de 3R’s – Reduzir, Reciclar e Reutilizar. “Por meio deste projeto, os franqueados da rede têm acesso às dicas de como promover iniciativas sustentáveis e desenvolver a responsabilidade ambiental. Nosso objetivo é incentivar a população a preservar o meio ambiente, por isso realizamos campanhas que promovem a redução de emissores prejudiciais à natureza. A adoção das sacolas compostáveis, que viram adubo, é um grande passo nesta direção”, finaliza.