A 5àsec anuncia ao mercado o lançamento da marca LavPop uma lavanderia democrática destinada para cidades e bairros onde a marca francesa ainda não opera. Com o slogan “Suas roupas limpas e você pop”, o novo modelo de negócio tem investimento inicial de R$ 190 mil e foi criado para atender a um público com faixa etária menor que a 5àsec, renda média diferente, e mix de roupas mais voltadas ao dia a dia. Dessa forma, a maior rede de lavanderias do Brasil, que hoje conta com mais de 500 pontos de operação em todo o território nacional, visa aumentar ainda mais a sua capilaridade, atendendo diferentes perfis de consumidores em todo o País. Para isso, são esperadas 100 novas operações da LavPop até o ano de 2025.
A 5àsec continua focada na sua expansão no Brasil, principalmente em praças fora das grandes metrópoles e prevê a implantação de mais 50 operações, fechando o ano com 550 pontos de venda. Além dos serviços tradicionais de lavanderia especializada, a marca oferece serviços de tratamento de roupas, como revitalização de peças, processo de engomar, impermeabilização, higienização de roupas e acessórios, limpeza e higienização de tapetes, cortinas e edredons, e o 5àsec em casa, que realiza a limpeza de sofás e estofados com tecnologia de última geração. Entretanto, o grupo investiu em uma nova marca, a LavPop, focada apenas em serviços de lavanderia para atender uma parcela do público que a 5àsec não atende hoje.
“Até a consolidação e o lançamento deste projeto, fizemos um minucioso estudo para que as lojas da LavPop não impactassem nas operações já em funcionamento da 5àsec. Diante disso, possuímos dois modelos e perfil de negócios totalmente distintos. No caso da nova marca, temos um target mais jovem, formado por pessoas de 22 a 35 anos, que estão entrando no mercado de trabalho, iniciando as jornadas e que precisam de um serviço mais democrático e acessível, aliando a praticidade e comodidade para quem tem que trabalhar, estudar e fazer as tarefas diárias da casa, mas que não tem tempo e nem muitos recursos para isso. Por isso, nossa principal estratégia é capilarizar a nova marca nos espaços não ocupados pela 5àsec”, revela o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da 5àsec, Alex Quezada.
Para alcançar este público, a 5àsec atuará com a nova marca em formato de loja física voltada para pontos na rua ou empreendimentos comerciais, e via unidades de autosserviço, que operam como uma lavanderia self service, sem a necessidade de funcionários. Este modelo pode ser híbrido, contando com o balcão de loja para serviços específicos, além da opção do autosserviço. Neste caso são, em média, três máquinas de lava e seca. O intuito da rede francesa é diversificar o público-alvo da marca, por meio de um modelo que dá autonomia para o cliente, é mais acessível, e tem como benefício a qualidade já reconhecida nacionalmente.
“Queremos atender também as classes que não são clientes nas lojas padrão da 5àsec, mais voltadas para as classes A e B, especialmente executivos. Sempre ressalto que, quando olhamos o mercado de lavanderias no Brasil, temos muito a crescer, pois a penetração no País é de apenas 4% da população economicamente ativa utilizando este tipo de serviço, enquanto na Europa o percentual ultrapassa os 25%. Ou seja, ainda há espaço e oportunidades para melhorar nossa atuação no setor em questão. Para isso, estamos apostando neste novo conceito de loja, sem deixar de olhar para o segmento premium, que é o foco dos pontos de venda da 5àsec. A empresa segue inovando de forma constante, seja por meio dos modelos de negócios, ou serviços oferecidos, tudo para atender às necessidades dos clientes. Com a pandemia, por exemplo, mesmo com o home office, tivemos que efetuar algumas adaptações nas lavanderias. O serviço de entregas tornou-se um diferencial e foi liberado gratuitamente para os clientes, em um determinado período. Também criamos um serviço de assinatura mensal, que traz benefícios e praticidade ao público-alvo da marca. Hoje, essa modalidade representa 13% do faturamento das lojas”, finaliza o CEO da 5àsec no Brasil, Fábio Roth.