Aos poucos, o franchising se recupera da crise gerada pela pandemia. O segmento de Alimentação, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), é um dos mais acelerados nessa retomada. Nesse caminho, destaque para os negócios que envolvem a alimentação saudável. Em 2020, a venda de alimentos desse tipo atingiu R$ 100 bilhões no Brasil, segundo a Euromonitor Internacional.
“Crescemos durante a pandemia e temos a previsão de inaugurar mais quatro unidades até o fim deste ano”, comenta Gustavo Dinamarco, sócio fundador da Sucos S/A, franquia de alimentação saudável e que oferece em seu cardápio uma variedade de sucos, saladas, açaí, sanduíches, tapiocas, dentre outros produtos. “Além de rentável, o modelo de operação da rede é enxuto, com um cardápio completo para atender as exigências de shoppings, por exemplo”, completa Suzana Dinamarco, sócia fundadora da rede.
A seguir confira cinco motivos para investir em uma franquia do segmento:
1. Alimentação saudável
De acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável. Além disso, 71% dos entrevistados apontam que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles.
“É cada vez maior o número de pessoas que cuida da própria alimentação. Essa é uma tendência que ainda crescerá por muitos anos. Além disso, o cardápio da Sucos S/A é formado por uma variedade de produtos a um preço acessível”, diz Gustavo.
2. Franchising em alta
Dados da ABF mostram que o segmento de Alimentação continua em alta. No segundo trimestre deste ano, o ramo cresceu 47,8%, o segundo maior de todo o setor.
“O começo da pandemia foi complicado, mas as franquias se adaptaram aos protocolos e às novas formas de venda, como o delivery, que hoje representa 20% de todo faturamento da Sucos S/A”, explica Suzana.
3. Democratização da alimentação saudável
Já ouviu aquela história de que se alimentar de forma saudável é caro? Novos negócios do ramo têm mudado isso, substituindo a famosa “marmitinha”. “As saladas e outras opções saudáveis da Sucos S/A têm o preço acessível. Isso permite que o cliente economize no mercado, se livre do tempo na cozinha para fazer a marmita e leve muitos nutrientes essenciais para a saúde”, acrescenta Gustavo.
4. Operação enxuta e mais barata em shopping
No caso da Sucos S/A, é possível abrir uma franquia em praças de alimentação de shoppings com um espaço a partir de 12 metros quadrados. “Saladas, açaí, sucos e sanduíches, por exemplo, não exigem uma operação complicada para o preparo e nem uma cozinha grande, como acontece em um restaurante tradicional”, explica Suzana. Outra vantagem, segundo Gustavo, é a quantidade de funcionários. “A franqueadora desenvolveu um processo capaz de operar com uma quantidade reduzida de colaboradores”, comenta.
5. Negócio rentável
O mercado está aquecido. Em 2020, a venda de alimentos saudáveis atingiu R$ 100 bilhões no Brasil, segundo a Euromonitor Internacional. “A Sucos S/A vem acompanhando este momento. Nossas unidades faturam, em média, entre R$ 50 a 70 mil por mês”, completa Gustavo. Suzana acrescenta: “no verão, esse faturamento pode aumentar, já que é a época do ano onde, geralmente, as pessoas costumam a se alimentar de forma mais leve, por causa do calor, além da preocupação com a forma física”.
Para adquirir uma franquia da Sucos S/A, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 22 e 30 meses, dependendo do modelo escolhido.