De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor voltou a crescer em 2021, registrando um aumento de 10,7% no faturamento.
A saúde do setor tem atraído novos franqueados. No entanto, em um mercado com quase 3 mil redes, qual delas escolher? Uma boa dica é checar os segmentos. O de Moda, por exemplo, subiu 15,2% no faturamento em relação a 2020.
Dentro deste segmento estão as franquias de joias. Ao longo da pandemia, algumas dessas redes cresceram, e o modelo de negócio em si contribuiu para isso. A seguir, confira algumas das vantagens de se investir em uma franquia de joias agora:
1. Produto não perecível
Qualquer negócio focado na venda de produtos tem uma preocupação quanto à sua condição. No caso de redes de alimentação, por exemplo, deve-se levar em conta a perecibilidade de cada ingrediente.
Já com as franquias de joias, não há esse problema. Os produtos têm alta durabilidade, o que dá mais segurança e liberdade para investir.
“Isso também garante maior estabilidade para o negócio e uma dependência menor sobre as circunstâncias externas”, comenta Rinaldo Monaco, CEO da Convex Brasil, empresa que produz e comercializa joias em aço, em prata e prata revestida em ouro. “Para se ter ideia, crescemos 40% em 2021”, acrescenta.
2. Mercado de joias é forte no Brasil
Em 2021, o mercado brasileiro de joias teve alta de 20% no faturamento, arrecadando um total de US$ 4,5 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). Uma das explicações dessa alta, de acordo com a entidade, foi a rapidez com que esse mercado se adaptou. “A pandemia diminuiu o poder de compra do consumidor. A Convex Brasil entendeu esse movimento e investiu em produtos minimalistas e que cabem no bolso do cliente”, destaca o CEO.
3. Alta demanda por novos joalheiros
Em geral, o negócio joalheiro é passado de geração para geração. Isso tem gerado uma alta demanda por novos joalheiros. Como solucionar esse problema? Com franquias!
De acordo com Monaco, a Convex Brasil enxergou uma oportunidade nesse contexto e entrou para o franchising, em 2017. “Já ultrapassamos 60 franquias nesse modelo. Isso mostra a segurança do negócio”, conta.
4. Joias em aço
As joias em aço ganharam força no Brasil desde os anos 2000. Além de um material resistente e duradouro utilizando matérias primas e tecnologia de última geração na produção, ainda assim conseguimos fazer com que as joias cheguem a um preço mais acessível aos consumidores.
Segundo Monaco, a Convex Brasil foi pioneira na produção de joias em aço no país. “Hoje, as joias de aço representam 70% das vendas. A juventude atual está cada vez mais ligada em manter o apreço estético sem o risco de roubo e perda de altos valores”, atesta o CEO.
5. Produtos sempre em renovação
Por fim, o mercado joalheiro apresenta um cenário que se renova dia após dia. Novas linhas e joias estão sempre sendo desenhadas e produzidas. A alta tecnologia envolvida nessa criação faz com que produção e entrega sejam mais eficientes.
“Nosso diferencial na Convex Brasil é que temos controle total sobre nossa produção. Neste ano, já lançamos mais de 180 produtos. Sem sombra de dúvidas isso é um grande divisor de águas para o sucesso da rede.”, finaliza.