5 dicas para empreender com consultórios e clínicas

Para o empresário Dr. Antonio Carlos Junior, à frente da rede Cia do Médico, a falta de conhecimento em gestão e marketing está entre os desafios da classe ao empreender

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), atualmente o Brasil conta com mais de 570 mil médicos ativos. O número mais que quadruplicou, desde 1990, seja pelo aumento da oferta de escolas de medicina ou pelo crescimento na procura dos serviços.

Desde os primórdios do ofício, a vida profissional do médico sempre andou lado a lado com o empreendedorismo, por estarem à frente de consultórios e clínicas de saúde. Em contrapartida, até hoje a formação médica não compreende o aprendizado de gestão, administração e marketing – conhecimentos considerados fundamentais para alcançar o sucesso de um negócio. Apesar da falta de preparo dos médicos, o mercado está em ascensão. Segundo a Pesquisa IPC Maps, o setor de saúde deve movimentar R$ 451 Bi até o final do ano, no Brasil, o que representa um crescimento de 8,8 em relação a 2023.

E para que a classe consiga aproveitar o aquecimento do setor e serem bem-sucedidos nos seus negócios, o empresário Dr. Antonio Calor Júnior, sócio e fundador da rede Cia do Médico, oferece cinco dicas para se obter sucesso com o empreendedorismo médico.

1° Tenha um modelo de negócio em mente: “Estude muito o seu modelo de negócio, só ele será capaz de te trazer um insight de inovação e isso será fundamental para se diferenciar da concorrência”, comenta o CEO da 1ª franquia de saúde do Brasil a implementar o sistema híbrido de serviço e locação em medical center.

2° Aposte em uma gestão eficiente: “Antes de implementar os processos gerenciais, eles precisam ser muito bem alinhados, ou seja, você deverá seguir um planejamento. É através dele que será possível passar por todos os elementos e reduzir drasticamente as dúvidas em relação ao escopo”, comenta Dr. Antonio Carlos Júnior.

3° Trace um direcionamento: “Você terá que ter uma visão clara de onde você quer chegar como a empresa. Não invista em um negócio só com a sua coragem, tenha visão de qual objetivo você deseja atingir e tenha competência para fazer o que precisa ser feito”, explica o empresário à frente da Cida do Médico.

4° Apaixone-se pelo processo: “Se apaixone pelo processo, pois a ansiedade de chegar no resultado pode te estagnar e gerar procrastinação. Portanto, apaixone-se por todas as etapas, durante a construção até o crescimento da sua empresa”, sugere o empreendedor na área de saúde.

5° Tenha um padrão de qualidade: “De nada vai adiantar você seguir todas as etapas citadas anteriormente se não tiver qualidade nos serviços, ou seja, seu sucesso e o da empresa dependem de todos os detalhes. Ofereça excelência e cuidado com os detalhes desde a marcação das consultas até o pós-atendimento. Lembre-se, a qualidade também gera credibilidade”, finaliza Dr. Antonio.