Ana Paula Ferro fundou a Emporium da Beleza do zero. Aos 24 anos, com apenas uma maca de massagem e o sonho de democratizar os serviços de estética avançada, ela largou o trabalho no banco e, junto a sua mãe, abriu o próprio negócio: uma franquia 6 em 1 de saúde, beleza e bem-estar.
Hoje, quase 20 anos depois, a empreendedora construiu um verdadeiro império da beleza. Faturando R$ 80 milhões em 2021, a marca conta com mais de 100 unidades por todo o país, e já inicia sua expansão internacional com a primeira unidade em Portugal.
Entretanto, nada disso veio fácil. Ana Paula batalhou por anos e passou por inúmeros percalços até se estabelecer como referência no setor do franchising. A seguir, confira cinco lições aprendidas pela CEO ao longo dessa trajetória:
A responsabilidade é sua
Você, quando decide se tornar líder de um negócio, deve assumir todos os fardos que o acompanham. Jamais terceirize a responsabilidade sobre seu negócio. Na crise ou no sucesso, abrace a responsabilidade e sempre busque novas alternativas.
“Toda escolha é uma renúncia. Eu estampo a fachada de todas as unidades da minha marca, sejam próprias ou não, e não é por acaso. É claro que, em momentos de conflito, eu sou a primeira impactada. Porém, da mesma forma, sou a primeira a receber o reconhecimento quando as vitórias chegam”, conta.
Paciência é a chave
Levar um negócio ao sucesso demanda tempo e muito esforço. Nem sempre a ideia funcionará logo na primeira tentativa, o que pode gerar frustações. Porém, é importante saber lidar com as negativas e o que absorver delas.
“Criei a Emporium da Beleza em 2005, mas iniciei com o modelo de franquias a partir de 2019. Recebi muitos ‘nãos’ nesse período, porém, se você acredita no seu negócio, mantenha-se resiliente e saiba aguardar pela oportunidade certa”, comenta Ana Paula.
Trace seus objetivos
Independentemente da etapa que esteja, sempre estabeleça metas. “Quanto eu devo faturar no primeiro semestre?”. Construa metas factíveis e que estejam alinhadas com sua realidade, mas não deixe de impor um número. Isso torna o trajeto mais tangível, além de ser um motor a mais para investir e trabalhar no empreendimento.
“Desde o início, sempre colocávamos pequenas metas mensais para as vendas das clínicas. É claro que, hoje, os números aumentaram e temos mais zeros na conta. Porém, a minha mentalidade nunca mudou, seja R$ 200 mil ou R$ 200 milhões”, diz.
Saiba ouvir
Contudo, mesmo liderando o negócio, é preciso lembrar que não carregamos a verdade absoluta. É necessário que um empreendedor de sucesso também saiba escutar e absorver críticas, sejam elas vindas de funcionários, colaboradores ou amigos.
“A companhia da minha mãe no negócio foi mais que importante. Muitas vezes, ela enxergava oportunidades ou problemas que não estavam ao meu alcance, e vice-versa. Foi essa relação de constante troca que manteve a marca viva até hoje”, afirma.
Compartilhe experiências
Para crescer, acima de tudo, você precisa de pessoas que apoiem e acreditem nos valores do seu negócio. Não adianta guardar conhecimento para si, trancado à sete chaves. Invista em treinamentos para funcionários, colaboradores, propague experiências e isso voltará como resultado para si.
“Na Emporium da Beleza, temos diversas franqueadas que iniciaram conosco como funcionárias, seja na franqueadora ou em outras unidades. Construímos uma cultura de inclusão, fazendo com que todas que passam por nós se sintam parte do negócio e tenham interesse em se aprofundar cada vez mais em nossa filosofia”, explica.
A franquia Emporium da Beleza oferece tratamentos para facial, corporal, emagrecimento, depilação a laser, nutri & dermocosméticos e e-commerce. Além disso, conta com protocolos exclusivos como Lipo 10 para perda de até 10 quilos em 10 semanas, Empup Prime para rejuvenescimento facial, DermaGlow para hidratação, Bodydream para combate à flacidez, Ultramax para lifting facial, dentre outros.
Em todo Brasil, a franquia Emporium da Beleza já conta mais de 100 unidades. São quatro modelos de negócios: Small, para cidades entre 80 mil e 100 mil habitantes, com investimento a partir de R$ 205 mil; Slim, a partir de R$ 311 mil; para shoppings e supermercados, a partir de 456 mil; e Premium, com investimento a partir de R$ 705 mil.