No dia 5 de setembro é comemorado o Dia do Irmão. Quando falamos dessa relação, pensamos em cumplicidade, aprendizado, compromissos e ideias. Empreender com irmãos pode ser positivo de diversas formas, afinal, estar em família é conhecer e apoiar as decisões e dedicar para o crescimento de ambas as partes.
Como, por exemplo, aconteceu com Flávio Thenório e Giovanna Domiciano, que em uma viagem de férias para os EUA, tiveram a ideia de abrir seu próprio negócio no setor infantil, após observarem as “Garages Sales”, uma tradição bastante conhecida nos EUA (trata-se de uma feira de garagem onde os moradores selecionam os produtos seminovos ou novos que não utilizam mais e os vendem por valores mais baixos que os de mercado).
Quando os dois retornaram ao Brasil, ficaram pensando em como aplicar e colocar em ação a ideia. Foi então que decidiram inovar e abrir uma loja no estilo ganha-ganha com produtos infantis de diversos estilos, desde roupas até carrinhos de bebê. A inovação seria que no mesmo espaço fossem vendidos produtos pouco usados e novos de fábrica.
Com o auxílio essencial da mãe da dupla, surgiu a Arena Baby, com foco principal em consumo consciente e reuso com estilo, onde os clientes levam as peças que os filhos de 0 a 8 anos não utilizam mais, em perfeitas condições, e geram créditos para troca de outros itens.
A rede fatura em média R$6,6 milhões por ano, com as nove unidades. “Acredito que depois que começamos a empreender juntos, harmonia e admiração só aumentaram. Sabemos que precisamos um do outro para que tudo funcione bem, então, partimos de um princípio fundamental que é o respeito e comprometimento com os negócios, fazemos as coisas darem certo. E isso não significa que não tenhamos conflitos. Eles são necessários para o negócio andar, pois concordar o tempo todo não é saudável”, comenta Flávio.
Para quem deseja iniciar um negócio entre irmãos, os resultados podem ser extremamente positivos para ambos os lados, pois todos compartilham os mesmos sonhos, tendo a mesma base. Claro que durante essa experiência pode ocorrer situações adversas, mas com a necessária disciplina, os resultados serão extraordinários.
Já o caso dos irmãos Zanon, a união de ambos ajudou salvar a empresa da família. Quando Reinaldo e Luis Gustavo Zanon assumiram a Seguralta, a empresa operava em um déficit de R$ 300 mil reais e a sucessão foi feita no momento exato, pois hoje a rede faz parte de uma holding que fatura mais de R$ 400 milhões por ano.
“Nem sempre herdar uma empresa é fácil, tem que saber se adaptar e inovar para continuar em pleno crescimento. Entrar para o franchising nos rendeu novos ares e fez a empresa expandir”, relata Reinaldo Zanon.
Os números da Seguralta não negam como a entrada para o setor de franquias deu certo. A marca é hoje uma das maiores corretoras de seguros do país e pioneira em seguros no franchising. Com mais de mil unidades no Brasil, deverá somente neste ano comercializar 200 novas franquias.
“Nosso maior desafio foi começar a delegar mais. Éramos muito centralizadores e sentíamos dificuldade de transferir funções. Acontece que todo bom líder tem que confiar em sua equipe, sem fazer isso, ele não tem tempo para se dedicar a outras tarefas e o negócio não anda. Ao delegar tarefas, houve uma troca de confiança muito grande e com o tempo conseguimos mostrar que não estávamos lá apenas por sermos filhos do dono”, comenta Reinaldo.
Atualmente o Grupo Zanon detém cinco marcas: Seguralta, Los Mex, Derma Nail, Bionatus e Segcredi. Juntas essas empresas somam mais de 1.400 franqueados em todo o país e um faturamento de cerca de R$400 milhões.
Hoje pais de família e herdeiros de um império que fatura milhões, os irmãos Zanon provam que receber um legado por si só não é garantia de sucesso. “Tudo isso que temos hoje é resultado da soma de experiências, inovação, confiança entre colaboradores, empenho, dedicação e principalmente da consciência de que é necessário saber conquistar o seu espaço com competência”, finaliza Reinaldo.