Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40 milhões de brasileiros precisam de correção visual. O frequente uso de telas de smartphones e laptops são uma das causas desse problema, que tende a crescer nos próximos anos.
Além disso, outro estudo, este da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC), mostra que o número de pessoas usuárias de lentes de contato aumentou de 3 milhões para 3,7 milhões – mais de 1,5% da população já utiliza lentes de contato. A expectativa é que esse número suba 2,5% nos próximos cinco anos.
Oportunidade de negócios
Com a crescente de casos, o setor óptico ganha mais espaço. Segundo a Associação Brasileira de Indústrias Ópticas (Abióptica), o mercado fechou 2022 com crescimento de 11,17% em relação ao ano anterior, com um faturamento superior a R$ 24 bilhões.
Em franquias, a alta se repete. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, da qual as redes de óticas fazem parte, cresceu 13,7% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2022.
Mercadão dos Óculos: case no franchising
O Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do Brasil, inaugurou cerca de 80 unidades nos seis primeiros meses. A expansão envolve todas as regiões do Brasil.
“A estrutura de negócios do Mercadão dos Óculos é projetada para operar em âmbito nacional, sendo adaptável para municípios de diversos tamanhos”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede. Neste ano, mais de 100 já foram inauguradas.
Atualmente, o Mercadão dos Óculos oferece duas opções de investimentos: o modelo Fit (R$ 190 mil), voltado para cidades de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.