Em celebração ao Dia dos Avós, 26 de julho, poder chegar na Melhor Idade com segurança financeira é essencial. Para arcar com as despesas e ter uma estabilidade financeira, muitos optam por abrir uma franquia, seja para viabilizar uma vida mais estável ou para manter um ritmo de vida mais saudável. São por essas e outras razões que uma pessoa da melhor idade prefere investir em um negócio que apresente segurança e ao mesmo tempo qualidade de vida.
As franquias têm se tornado uma ótima opção para esse público, onde ele encontra mais tempo para cuidar de si mesmo. Segundo o IBGE, mais de 50% dos idosos que trabalham no Brasil abriram seu próprio negócio. Muitos deles trabalham apenas por conta própria, enquanto 9,3% são empreendedores registrados. E de acordo com o Sebrae, os empreendedores com idade entre 55 e 64 anos correspondem a 12,35% dos empresários brasileiros.
Veja 4 franquias para a melhor idade sendo possível dividir as responsabilidades com outros sócios:
1 – Minds Idiomas
2 – UPVET (Farmácia de manipulação para pets e quiosque de produtos)
“O negócio Pet é uma ótima oportunidade de empreendimento para todo o público por ser considerado um empreendimento com propósito e ressaltar uma causa de bem-estar para os animais. Em nossa rede de franquia disponibilizamos os melhores produtos para os tutores cuidarem de seus animais. Uma pessoa da melhor idade pode investir em um nicho de franquia que proporcione um trabalho inspirador. Além disso, gera lucratividade por ser um dos negócios que mais cresce no mercado”, explica Lisandro Corazza, CEO da Upvet. A rede tem dois modelos de negócio: Upvet Store e Farmácia. O primeiro modelo chega a um faturamento de até 40 mil reais mensais e a farmácia exige a formação na área e pode chegar a ganhos de até 100 mil mensais.
3 – CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
“A área da educação é ideal para o público da melhor idade, pois se trata de um negócio que possui a missão de transformar vidas, que traz lucratividade, e é possível ser administrado por três pessoas que cuidarão do administrativo, comercial e pedagógico”, explica o CEO, Rogério Silva do CEBRAC. O CEBRAC tem 13 opções de cursos profissionalizantes, existe desde 1995, e já formou mais de 10 mil pessoas. Com uma franquia é possível faturar até 30 mil reais mensais.
4 – HAPPY
“Quando eu entrei na Happy, tinha menos de 50 anos de idade. A vantagem de ter um negócio no segmento de franchising é por ter um modelo operacional que já foi testado e dessa forma só temos que replicar. E na Happy, um empreendedor pode trabalhar com propósito de ensinar e desenvolver crianças para um futuro mais promissor”, explica Rodrigo Moura, franqueado de Botafogo, RJ. A Happy é a principal rede de cursos de programação, sócio emocional, e financeiro para crianças e jovens do Brasil. O faturamento médio pode chegar a 60 mil reais, e o investimento necessário total é de 180 mil reais. O negócio se torna atraente para os acima de 50 anos porque as responsabilidades da operação podem ser divididas com outros colaboradores, além disso a Happy tem uma verdadeira universidade corporativa que irá treinar a todos e é didática para os acima de 50 anos.