Com uma perspectiva de estagnação no setor, conforme indicado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e a queda de 2,3% no volume de vendas do mês de agosto em comparação ao mesmo mês do ano anterior, o setor varejista está se preparando para os resultados para as datas de final de ano. Como uma das estratégias, a gestão eficaz da loja e a ênfase na experiência do cliente desempenham um papel crucial como diferenciais competitivos. Compreendendo esses fatores e aplicando estratégias de forma adequada, é possível impulsionar significativamente o desempenho do negócio.
Pensando nessa aproximação e fidelização dos clientes, a Di Santinni, grupo com mais de 40 anos no varejo de calçados multimarcas, separou quatro dicas que aplica nas suas franquias e pode ajudar empreendedores a gerir melhor a sua loja e gerar melhores resultados:
Seja organizado e analítico
Para que o seu negócio tenha um melhor direcionamento das ações a serem feitas, é importante que seja feita uma análise de dados, mas quais dados são esses? São os insights gerados através de todos os processos ocorridos que envolvem a franquia que podem gerar diferentes informações, é possível notar quais são os principais produtos vendidos, qual o público que você mais atende, períodos do ano em que se vende mais ou menos, atendentes que atingem melhores resultados e diversos outros pontos que podem ser interpretados através de indicadores para tomar melhores decisões.
Capacite a sua equipe
Para obter melhores resultados, é interessante iniciar o processo de mudança internamente. A partir de treinamentos e qualificações, os profissionais da sua loja vão estar aptos a desenvolver as atividades cotidianas de maneira mais efetiva e assertiva, seja nas demandas internas ou mesmo no relacionamento com os clientes que vão estar presentes na sua loja.
Através desse processo de capacitação dos colaboradores, o desempenho individual é aprimorado, contribuindo assim para o sucesso da franquia, seja pela possibilidade de inovar, a capacidade de se adaptar às mudanças e a cultura organizacional fortalecida por um ambiente de aprendizagem, afirma Diego Caravaca, Head de Franchising e Expansão da Di Santinni.
Tenha um atendimento de qualidade
A capacitação dos colaboradores impacta diretamente na experiência do cliente, que é um dos principais pilares quando se pensa na gestão de uma loja. A partir do bom atendimento que se inicia o processo de aproximação e fidelização dos clientes de uma loja. É de extrema importância dar voz ao cliente, entender suas necessidades e tratá-lo da melhor forma possível para que ele se identifique com a loja e te priorize em relação aos seus concorrentes.
Tenha um produto campeão de vendas
O que seria um produto campeão de vendas? É aquele item que seduz o consumidor, que pode ser vendido com uma margem de lucro menor propositalmente para chamar a atenção do cliente. A partir desse primeiro contato através do produto é importante apresentar a loja mostrando um outro foco pelo qual esse potencial cliente possa se interessar e assim conhecer a loja.