32% das mulheres brasileiras que possuem um negócio têm interesse em expandir para fora do Brasil, aponta pesquisa

Veja 5 mitos e verdades de ser mulher e empreender no exterior

Luzia Costa, criadora do Grupo Cetro, que é detentora de algumas marcas, como: Sóbrancelhas, Reduci, Depilshop, Centro de Treinamento Luzia Costa

Ser mulher e empreender no exterior pode representar um desafio, mas também uma oportunidade única de crescimento e inovação, tanto para a marca quanto para o desenvolvimento pessoal. Atuar em um ambiente culturalmente diferente proporciona uma nova perspectiva sobre o mercado e os consumidores, além de expandir as redes de contatos internacionais. Uma mulher empreendedora em outro país também pode aproveitar sua bagagem cultural e experiências pessoais para introduzir ideias inovadoras, criando diferenciais competitivos no mercado.

Uma pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora em parceria com o Google apontou que 32% das mulheres brasileiras que possuem um negócio têm interesse em expandir para fora do Brasil. Os principais mercados de interesse incluem os Estados Unidos e países da Europa.

Um exemplo disso é Luzia Costa, que acumula mais de 20 anos de experiência no empreendedorismo e é CEO da rede de estética Sóbrancelhas. Com o objetivo de inaugurar uma unidade nos Estados Unidos, a empreendedora destemida e visionária busca levar as tendências vibrantes e exclusivas de beleza do Brasil ao público internacional. Os serviços e produtos da Sóbrancelhas, que há 11 anos já fazem parte da vida de muitos brasileiros, agora conquistam novos mercados internacionais.

“Empreendedoras mulheres que alcançam sucesso no exterior podem servir como inspiração para outras, promovendo maior diversidade de gênero em posições de liderança em diferentes áreas. Estamos constantemente inovando para atender às demandas do mercado, tanto em nossos serviços quanto nos produtos mais procurados. Nosso objetivo é garantir que todos possam usufruir da alta qualidade e inovação presentes nas técnicas brasileiras, como um símbolo do empoderamento feminino”, ressalta Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas.

A rede de estética facial, Sóbrancelhas, já conta com mais de 200 unidades de franquia espalhadas na América Latina e Europa, e agora planeja chegar aos Estados Unidos. A decisão de expandir para os Estados Unidos surgiu do desejo da Luzia de compartilhar os segredos e produtos que tornam a beleza brasileira tão reconhecida globalmente. Além da marca Sóbrancelhas, Luzia também administra os negócios: Reduci, Depilshop, Centro de Treinamento Luzia Costa e outros.

Muitas mulheres estão descobrindo oportunidades no exterior ou expandindo seus negócios em outros países, e algumas até optam por se mudar para fora. Dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês) revelam que, em 2021, 57,8% dos brasileiros que emigraram para o vizinho do Norte eram mulheres. o Índice de Mulheres Empreendedoras da Mastercard, aponta que os EUA são a nação número um para mulheres abrirem suas empresas.

Ser mulher e empreender no exterior apresenta uma variedade de desafios e oportunidades. Conheça 5 mitos e verdades sobre o assunto:

  • Empreender fora é mais fácil por ser um mercado mais estruturado (Mito): nem sempre isso é verdade. Embora alguns países ofereçam mais suporte ao empreendedorismo, as barreiras culturais, linguísticas e legais podem ser significativas. Além disso, como mulher, podem existir obstáculos relacionados ao preconceito, mesmo em mercados desenvolvidos;

  • Existem os desafios culturais e de idioma (Verdade): além dos desafios normais de empreender, lidar com uma cultura e um idioma diferentes pode dificultar a adaptação e o sucesso do negócio. A habilidade de entender e se adaptar ao novo mercado é crucial para superar essas barreiras;

  • Mulheres têm menos chance de sucesso no exterior (Mito): apesar das dificuldades, as mulheres têm demonstrado um sucesso crescente no cenário internacional, especialmente aquelas que se apoiam em redes de networking e mentoria. O número de empreendedoras estrangeiras que alcançam sucesso está crescendo, desafiando esse mito;

  • O preconceito de gênero ainda existe (Verdade): embora muitos países tenham avançado em termos de igualdade de gênero, o preconceito ainda pode ser uma realidade, sendo fundamental enfrentar os medos e os obstáculos para alcançar os objetivos e se tornar mais forte;

  • É necessário escolher entre família e carreira (Mito): mesmo que conciliar família e carreira seja um desafio, muitas empreendedoras provam que é possível ter uma família e um negócio de sucesso. O ideal é reservar um tempo para ambos.