Apesar de enfrentarmos um momento de turbulência econômica, o mercado de comércio eletrônico no Brasil demonstra tendências positivas. Em 2020, o faturamento do setor apresentou um crescimento 47%, a maior alta em 20 anos. O motivo para o aumento foi o impulso na quantidade de pedidos, que chegaram a 90,8 milhões.
Em paralelo a isso, muitas redes de franquias tiveram que fechar as portas e focar na venda de produtos e serviços online.
Para ajudar, o especialista em e-commerce e CEO da Mailbiz, Vinícius Correa, listou 6 estratégias que ajudam a aumentar as vendas online.
Confira.
1 – Informações completas dos produtos
Quanto mais o consumidor sabe sobre o produto que você vende, maior a chance de ele fechar a compra. Ou seja, é muito importante que as páginas de produtos no seu e-commerce tenham a maior quantidade possível de informações e detalhes. Quando falamos em informações sobre produtos, não se trata apenas de dados técnicos, mas também de descrições completas e, se possível, depoimentos de quem já comprou. Vídeos e tutoriais explicativos, entre outros tipos possíveis. Esses são itens que ajudam no processo de decisão por parte do consumidor, com bom potencial de aumento de vendas.
2- Conteúdos exclusivos
O consumidor da era digital quer “algo mais” do que simplesmente comprar o seu produto — ele quer uma verdadeira experiência que torne sua vida melhor. Uma maneira de fazer isso é produzir e fornecer conteúdo relevante e valioso para o seu público, na forma de blog posts, vídeos e e-books com dicas e outras informações sobre o universo dos seus produtos e serviços. Essa é uma ótima estratégia para atrair público para o seu e-commerce, que perceberá o quanto precisa do seu produto ou serviço para resolver seus problemas e saciar seus desejos. Depois de divulgar esses conteúdos, você terá uma audiência maior, o que aumenta as chances de gerar novas vendas.
3 – Pop-up
Elementos interessantes, porém polêmicos são os Pop-ups. Eles, de fato, podem atrapalhar a navegação e irritar o visitante, mas isso ocorre apenas se forem utilizados sem estratégia alguma. Quando bem aplicados, facilitam o processo de captura de lead ao pedir que o visitante deixe os dados, aceite os termos e, assim, permita que você trabalhe o relacionamento via e-mail marketing. Neste momento, seja atrativo e, se possível, disponibilize uma vantagem na primeira compra. Isto certamente chamará a atenção.
Além disso, se atente ao tamanho do pop-up. Ele deve ocupar somente uma parcela razoável de tela e precisa permitir o fechamento com facilidade. Parta do ponto de vista de que muitos usuários que visitam a loja por meio de dispositivos móveis. Desta forma, é fundamental que a sua loja seja legível e responsiva.
4 – Campanhas de remarketing
Sabe quando visitamos uma página de algum produto ou pesquisamos sobre ele na internet, e a partir de então passamos a ser bombardeados com anúncios sobre aqueles produtos, em todos os lugares? Pois é, isso se chama remarketing e é uma estratégia certeira para aumentar sua taxa de conversão, pois impacta o consumidor em seu melhor momento de interesse. Você pode fazer campanhas de remarketing (pagas) com o Google AdWords e com o Facebook Ads.
5 – Mecanismo de pesquisa amigável
De modo geral, existem dois tipos de visitantes: aqueles que navegam casualmente pelos produtos, clicando nas categorias e aqueles que procuram produtos específicos.
A classificação e a categorização das mercadorias são essenciais para o primeiro. No entanto, quem procura algo em particular tem maior probabilidade de usar o mecanismo de pesquisa do seu site. Certifique-se de que a ferramenta de busca é intuitiva, esteticamente agradável e funcional.
Uma boa dica é atualizar o recurso de pesquisa para ter a funcionalidade de preenchimento automático, semelhante ao que o Google usa para terminar frases antes da digitação completa. Isto não apenas torna mais fácil para os visitantes encontrarem o que procuram, como também amplia o potencial de vendas, sugerindo itens do mesmo setor.
6 – Campanhas de e-mail marketing
O e-mail marketing é o canal mais poderoso para reter clientes e ativar leads no e-commerce. De acordo com E-commerce Radar, pesquisa elaborada pela NeoAtlas, o e-mail é o canal com maior Taxa de Conversão no e-commerce brasileiro com 2,3% versus 1,4% da média geral.
O que seria do e-commerce sem o e-mail marketing? Divulgações, lembretes de pagamento, acompanhamento dos pedidos, recomendações de produtos e até mesmo aquela mensagem carinhosa no dia do aniversário do cliente. São inúmeras as formas de usar este canal para engajar e manter informados os consumidores do seu e-commerce. E quem facilita o gerenciamento e a entrega dessas campanhas é a automação de e-mail marketing. Por meio delas, você impacta sua audiência de forma personalizada e, com as técnicas corretas, pode gerar um alto retorno financeiro.
O primeiro passo é buscar uma ferramenta que ofereça este tipo de solução de maneira eficiente e que ajude a estruturar as ações de comunicação desejadas.