Já não é segredo que as crianças têm um grande peso no poder de decisão nas compras de casa. De acordo com o estudo “Crianças brasileiras”, realizado pelo Instituto Locomotiva, a partir do IBGE e em parceria com a Dotz, 88% dos pais são influenciados pelos filhos quando estão fazendo compras no shopping ou no supermercado. O terceiro local no qual os filhos mais influenciam nas compras são as lojas de brinquedos (87%). Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE, o segmento infantil apresenta um crescimento médio de 14% ao ano. Ou seja, investir para esse público pode apresentar rentabilidade e um negócio sólido.
Diante dessas informações, podemos notar que o crescimento no segmento infantil vem sendo vantajoso para as franquias. Tal afirmação pode ser reforçada com o advento das datas comemorativas que o mercado possui e que influenciam muito no consumo por produtos infantis, como é o caso do Dia das Crianças, segunda maior data de lucro para o segmento, ficando atrás apenas do Natal. Mesmo no primeiro ano de pandemia da Covid-19, 2020 registrou um grande aumento nas vendas de brinquedos. De acordo com dados da OLX, houve um aumento de 46% nas vendas de artigos infantis.
Agora que observamos o quanto esse mercado apresenta de benefícios, como podemos investir em uma franquia de sucesso para o público infantil? Claro que nosso principal foco é agradar aos “pequenos clientes”, mas não podemos esquecer que os adultos são fatores primordiais na hora da compra, por isso, é importante oferecermos um produto que agrade a ambos. Não podemos focar esforços em apenas cativar as crianças, temos que proporcionar aos adultos uma experiência que os impressione e que possa remeter ao lado infantil dessas pessoas. É o momento ideal de levar ao pé da letra aquele famoso ditado “despertar a criança que há dentro de você”, e apostar em serviços e produtos que encantem os filhos e fidelizem os pais. Por isso digo que oferecer o lúdico é essencial para todos os públicos.
Se você já decidiu que quer trabalhar com o público infantil, é necessário escolher a franquia que quer abrir, pois esse é um processo que merece atenção e cuidado, afinal, abrir um negócio requer grande planejamento da sua vida financeira e do dia a dia. Por isso, o primeiro passo é a pesquisa. Ou seja, conhecer o setor de interesse, a marca e o que os franqueados e clientes acham da empresa. É importante que o negócio seja bem-visto no mercado, do contrário, a reputação da companhia poderá afetar o seu sucesso.
Após a pesquisa, é fundamental realizar conversas entre franqueados e franqueadora. Temos sempre que lembrar que ambos trabalharão em conjunto, pois um depende do outro e a união entre eles é essencial para o sucesso da sua marca. Por isso, faça muitas perguntas, conversem pessoalmente e demonstre clareza e interesse em investir no negócio. Dessa forma, todos estarão alinhados com os desejos e expectativas que esperam alcançar.
Outra etapa importante da pesquisa é a análise de um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Sabendo da intenção da parceria, ele será enviado para que o empresário conheça todas as informações referentes ao funcionamento, regras, taxas e demais informações que você necessita saber sobre o empreendimento. Vale lembrar que é sim muito importante analisar com todo cuidado a COF, afinal ela é um documento relevante que vai demonstrar todos os trâmites, procedimentos, taxas, obrigações e direitos do franqueado ao entrar na franchising.
Sabendo dessas informações, você conseguirá decidir qual a melhor franquia, como agradar ao público infantil e ver que esse mercado sempre terá a tendência de crescer e se reinventar, disso eu tenho certeza!